
A meningite meningocócica do tipo C, forma mais grave, fez mais uma vítima em Salvador. Um garoto de 12 anos morreu no Hospital Couto Maia, no Monte Serrat, às 22h de quinta-feira (15), de acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
O menino, morador do bairro Nova Brasília, estava internado no Centro de Saúde Hélio Machado, em Itapuã, com suspeitas da doença. Às 21h30 de quinta, ele foi transferido para o Couto Maia. Exames constataram que o menino morreu em decorrência da inflamação da membrana que reveste o cérebro.
Segundo o último boletim epidemiológico da doença, na primeira semana de 2010 já foram registrados quatro casos de meningite meningocócica. No ano passado, houve aumento de 42,2% na incidência do tipo C. Vinte e nove pessoas morreram em 2009 e foram registrados 109 casos, contra 17 mortes e 63 casos em 2008.Vacinas
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), informou que a chegada do primeiro lote de vacinas Meningocócica C, previsto para chegar hoje (15) a Salvador, foi adiada para 28 de janeiro.
O adiamento da entrega ocorreu por problemas na importação das vacinas pela Baxter Hospitalar, laboratório que a Sesab adquiriu as vacinas. De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Fátima Guirra, caso as vacinas cheguem no dia determinado, a vacinação começará no dia 30, em Salvador e Região Metropolitana.
A meta da Sesab é imunizar 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos. A vacinação será feita em etapas, priorizando as áreas de maior incidência da doença.
Nenhum comentário:
Postar um comentário