O trabalho das equipes começou cedo, às 8 horas da manhã, tendo como ponto de apoio as equipes a Unidade de Saúde da Família Simão Fittermann. Após receber orientação e material de trabalho (kit com saco de lixo, folheto e fichas de visita), cada grupo com 10 integrantes, liderados por um agente de endemia e um supervisor de área, saiu em campo, visitando as casas em todas as ruas do bairro.
A chuva forte que caiu na manhã do sábado não impediu a ação das equipes que, durante as visitas às casas, verificaram as condições do quintal e dos reservatórios de água, recolheram material capaz de acumular água, como vasilhames, pneus e garrafas, e orientaram as famílias, ensinando como o mosquito se prolifera, as consequências para a saúde humana e como fazer para evitar os focos.
A supervisora de área, Ilzanete Nunes, que também é agente de combate a endemias, explicou que, após cada visita, o grupo preenche um relatório contendo possíveis irregularidades encontradas nas residências, que depois é encaminhado à Secretaria de Saúde de Itabuna. Esse relatório, segundo a supervisora, vai ajudar a manter o controle dos índices de infestação na cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário