segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Mutirão contra dengue reúne mais de 500 pessoas no São Pedro

O bairro São Pedro, em Itabuna, foi um dos visitados no último sábado (23), pelos servidores municipais que integram o grande Mutirão de Combate à Dengue promovido pela Prefeitura. O mutirão, o segundo de uma série de seis, busca focar em uma ação preventiva no combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença que no ano passado apresentou alto índice de infestação no município.

O trabalho das equipes começou cedo, às 8 horas da manhã, tendo como ponto de apoio as equipes a Unidade de Saúde da Família Simão Fittermann. Após receber orientação e material de trabalho (kit com saco de lixo, folheto e fichas de visita), cada grupo com 10 integrantes, liderados por um agente de endemia e um supervisor de área, saiu em campo, visitando as casas em todas as ruas do bairro.

A chuva forte que caiu na manhã do sábado não impediu a ação das equipes que, durante as visitas às casas, verificaram as condições do quintal e dos reservatórios de água, recolheram material capaz de acumular água, como vasilhames, pneus e garrafas, e orientaram as famílias, ensinando como o mosquito se prolifera, as consequências para a saúde humana e como fazer para evitar os focos.

A supervisora de área, Ilzanete Nunes, que também é agente de combate a endemias, explicou que, após cada visita, o grupo preenche um relatório contendo possíveis irregularidades encontradas nas residências, que depois é encaminhado à Secretaria de Saúde de Itabuna. Esse relatório, segundo a supervisora, vai ajudar a manter o controle dos índices de infestação na cidade.

Nenhum comentário: