quarta-feira, 14 de abril de 2010

Cem mil jovens são beneficiados com formação profissional


O Plano de Educação Profissional, lançado pelo governo em 2008, traz resultados claros de que os jovens baianos estão nas salas de aula em busca de capacitação para o ingresso no mercado de trabalho. Em 2007 havia apenas 4.016 jovens escrevendo o novo roteiro de suas vidas. Este número saltou para 40,1 mil jovens matriculados em 51 cursos profissionalizantes, oferecidos em 113 escolas de 83 municípios. A meta para o fim do ano é atingir 42 mil estudantes.

Em todo o estado, jovens aprendizes são beneficiados pelo Ministério da Educação (MEC). Em cinco anos, serão investidos R$ 136 milhões na implantação de 140 novos centros de educação profissional. Nos últimos três anos, foram geradas 100 mil vagas para a formação, sendo 12 mil jovens beneficiados pelo programa Trilha e Pró-Jovem Urbano, 40 mil em cursos técnicos de nível médio, além de 48 mil em cursos de elevação de escolaridade integrada à qualificação.

Balanço divulgado pela SEC registra que os investimentos em educação profissional, entre 2008 e este ano, são de R$ 14,1 milhões, repassados para 107 escolas. O programa Brasil Profissionalizado viabilizou o aporte de R$ 5,1 milhões em equipamentos e acervo, em contrapartida com os R$ 4,6 milhões do governo da Bahia. Este ano haverá o repasse de R$ 1,2 milhão para 34 unidades de educação profissional que iniciaram seus cursos.

Nenhum comentário: