segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Câncer de mama: é preciso "ter peito" para encarar a doença


É garantido por Lei. Mulheres a partir de 40 anos têm direito ao exame das mamas contra o câncer, em toda a rede pública de saúde, gratuitamente. A mamografia é a melhor forma de detectar a doença e encaminhar a paciente para um tratamento com 95% de chances de cura, caso seja identificada em seu estágio inicial. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), citados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), neste ano, há uma estimativa de 1.970 mil novos casos de câncer de mama na Bahia. Salvador representará 39,5% desses registros.

A doença é o segundo tipo mais frequente no mundo e o câncer que mais leva as mulheres à morte no Brasil. Hoje, elas estão asseguradas através da Lei nº 11.664, que torna obrigatória a assistência integral à saúde da mulher. Para usufruir desses direitos, basta procurar qualquer unidade do Sistema Único de Saúde (SUS) para fazer acompanhamento regularmente.

A proposta veio do Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Lula em 2008 e entrou em vigor, no mês de maio de 2009, e é um marco para a prevenção e o diagnóstico da doença. Segundo a presidente do Instituto Oncologia, Luciana Holtz, cerca de ¼ das mulheres diagnosticadas têm menos que 50 anos.

Apesar da lei beneficiar o grupo de risco, enfrentar filas de atendimento no serviço público não é tão simples como parece. A quantidade da procura pelo diagnóstico e tratamento é grande e algumas mulheres chegam a esperar dois ou três meses para serem atendidas. Período suficiente para a doença tomar maiores proporções e até mesmo resultar na perda total da mama.

Nenhum comentário: