segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Senado cancela depoimentos sobre suposta "fábrica de dossiês"


A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, controlada por oposicionistas, confirmou nesta segunda-feira (30) o cancelamento dos depoimentos do ex-presidente da Previ, o fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), Sérgio Rosa, do ex-gerente de planejamento do fundo, Gerardo Santiago, e do corregedor-geral da Receita Federal, Antonio Carlos Costa D'Ávila. Eles explicariam nesta terça-feira (31) aos parlamentares o vazamento de dados fiscais do vice-presidente executivo do PSDB, Eduardo Jorge, e de mais três pessoas ligadas ao PSDB e a suposta "fábrica de dossiês" comandada pelo "núcleo bancário" do Partido dos Trabalhadores (PT). Todos recusaram os convites para depor. A CCJ não tem poderes para convocá-los a dar explicações.

D'Ávila encaminhou carta à comissão informando a ausência, Gerardo Santiago telefonou à secretaria do colegiado e Sérgio Rosa não respondeu ao convite.

Nesta terça, no entanto, a comissão pretende ouvir, a partir das 10h, o técnico de informática Demétrius Sampaio Felinto. Ele declarara, em entrevista à revista Veja, ter cópia de vídeos que confirmariam um encontro da candidata petista ao Palácio do Planalto, Dilma Rousseff, com a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira. Neste encontro, negado pela ex-ministra, Dilma teria pedido que o Fisco agilizasse uma investigação contra empresas de Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney.

Fábrica de dossiês
Também em entrevista à revista Veja, o ex-gerente da Previ, Gerardo Santiago, disse haver um esquema de espionagem no Partido dos Trabalhadores e afirmou que ele próprio, "cumprindo ordens superiores", elaborou dossiês contra deputados e senadores oposicionistas.

Nenhum comentário: