terça-feira, 31 de agosto de 2010

Ração humana na dieta


Como tudo que diz respeito ao que ingerimos o exagero e uso indiscriminado de preparados ou suplementos nutricionais requer atenção e muitas vezes, orientação de um nutricionista. A ração humana, alardeada como a grande aliada da alimentação saudável, também não deve ser encarada como panacéia para todos os males e muito menos substituta de refeições com o intuito de emagrecer.

Segundo a nutricionista Valéria Paschoal, de São Paulo, a ração promete, mas não supre as necessidades do organismo de ninguém.

E pior, se utilizada de maneira exagerada, possui efeitos colaterais e pode acarretar complicações e até contribuir com a obesidade e celulite.

Claro que os elementos contidos na mistura da ração são naturalmente ricos em gorduras de boa qualidade, vitaminas, minerais e fibras e é inegável dizer que eles ajudam, sim, a ter uma melhora no quesito "saúde". Mas isso só ocorre quando utilizados sob orientação. "Qualquer coisa ingerida todos os dias sobrecarrega o organismo de alguma substância".

Os ricos do uso inadequado da ração humana são inúmeros. Alteração intestinal, por conta do alto índice de fibras, é um deles. "Em excesso, a fibra impede a absorção de alguns minerais e fitoquímicos dos alimentos", alerta a nutricionista. E se faz necessário o consumo adequado de água, caso contrário, pode ocorrer "prisão de ventre".

Valéria ressalta ainda que ingredientes como a levedura de cerveja é um fungo. Quando consumido em excesso, aumenta a quantidade de fungos no organismo, causando a chamada síndrome fúngica. "Essa síndrome resulta em problemas que vão desde o aparecimento de candidíase vaginal até outras desordens metabólicas, como hipo e hipertireoidismo".

Nenhum comentário: