segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Mulheres começam a fumar mais cedo que os homens, aponta pesquisa


O número de mulheres que começam a fumar antes dos 15 anos é maior que o de homens no Brasil. A constatação é feita a partir dos dados da Pesquisa Especial de Tabagismo (PETab), divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).

De acordo com a pesquisa, a proporção de jovens do sexo feminino que começa a fumar antes dos 15 anos de idade é 22% maior do que a dos homens, em todas as regiões do país.

A pesquisa ainda revela que a geração de brasileiros nascida a partir da década de 80, ou seja, que hoje tem até 30 anos, começa a fumar, em média, aos 17 anos. No Nordeste e no Centro-Oeste, a proporção de jovens que começa a fumar antes dos 15 anos é maior do que nas outras regiões.
Dependência e propaganda

Uma das informações mais relevantes da pesquisa, em relação à juventude, é a constatação de que os jovens são mais sensíveis à propaganda pró-tabaco do que os adultos - 48,6% dos jovens relataram ter percebido propaganda pró-tabaco ante 38,7% dos adultos.

Esse resultado pode indicar que existe um esforço da indústria para atingir os indivíduos com 24 anos de idade ou menos nas ações de promoção e propaganda de produtos do tabaco.

Nenhum comentário: