quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ficc inscreve Itabuna no concurso “Cidade baiana da Cultura”


O município de Itabuna participa, pela segunda vez, do concurso “Cidade Baiana da Cultura”, que conta com o apoio das secretarias de Cultura e Turismo e do Incult - Instituto das Cidades Culturais e Turísticas da Bahia. O projeto, promovido pelo Grupo 3, através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos, tem como objetivo estimular o maior conhecimento sobre a identidade cultural de cada município baiano, através da divulgação das culturas locais.

O presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc), Cyro de Mattos, se mostra otimista com mais uma participação de Itabuna no concurso. No ano passado, o município ficou entre as finalistas. “Significa o reconhecimento à nossa cultura, tradições, valores, eventos e patrimônio artístico-cultural, como também investimento de recursos nos diversos setores culturais do município, e, entre eles, a implantação do Eco-Museu Jorge Amado em Ferradas”.

O projeto
Sobre o projeto inscrito pela Ficc, ele destaca como componentes importantes do contexto cultural a encenação da Paixão e Morte de Cristo, pelo Grupo em Cena, o Festival Multiarte Firmino Rocha, o Natal de Todos, além da existência de grupos artísticos de bom nível e o Monumento da Saga Grapiúna. Este último é o único símbolo histórico que existe, entre os municípios da região cacaueira baiana, falando dos quatro elementos formadores da civilização grapiúna: o sergipano, o sírio-libanês, o negro e o índio.

Cabe à comissão julgadora do Concurso analisar os materiais enviados pelas concorrentes e decidir, dentre três finalistas, qual município será eleito Cidade Baiana da Cultura 2011.
O resultado do concurso deverá ser divulgado até o final do mês de abril, através do site www.cidadebaianadacultura.com.br. Além disso, o título de ‘Cidade Baiana da Cultura’ será entregue ao município eleito através de uma cerimônia comemorativa. As 12 cidades que concorrem ao título de Cidade Baiana da Cultura representam nove dos 26 Territórios de Identidade do estado.

Uma das integrantes da comissão julgadora, Rosângela Cordaro, afirmou que a iniciativa do concurso é fantástica, porque incentiva que as cidades busquem evidenciar o que tem de cultural. “Muitos municípios não chegam a perceber a riqueza cultural que possuem”.

Nenhum comentário: