A Prefeitura de Itabuna e a Coelba iniciaram, desde segunda-feira (25), as inscrições para o projeto Nova Geladeira Coelba – Doação. O processo está sendo realizado na sede da Usemi (bairro São Caetano) e prossegue até a próxima sexta-feira (29). Ao todo, serão distribuídas 850 senhas e o atendimento acontece entre 8 e 12 horas e das 13 às 17 horas.
Para participar do projeto, o consumidor precisa atender algumas exigências, como: participar do Tarifa Social de Energia Elétrica, ter consumo médio igual ou acima de 70 kWh/mês; não ter débitos com a Coelba, possuir geladeira velha e funcionando para entregar no momento do recebimento da nova, ser inscrito no Cadastro Único da Prefeitura, e ter o Número de Identificação Social (NIS), com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo. Quem participa ou não do Benefício do Bolsa Família também pode se cadastrar.
O coordenador do Bolsa em Família em Itabuna, Márcio Abreu, explicou que os consumidores que tenham Bolsa Família ou estejam inscritos no Cadastro Único e que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia. Só depois é que o consumidor receberá a geladeira.
Promoção do consumo
O objetivo do projeto, segundo Abreu, é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.
“Ao receber a nova geladeira, o consumidor também ganha da Coelba quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as incandescentes de casa, e entrega o refrigerador antigo, em estado precário de conservação”, disse Márcio. Mas ele lembra que o transporte da geladeira é de responsabilidade do consumidor. No ano passado quando o programa foi lançado foram doadas 41 mil geladeiras, beneficiando 78 municípios entre capital e interior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário