quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Recapagem de pneus, mais economia e uma solução socioambiental

O pneu surgiu juntamente com a Revolução no setor dos transportes, que ocorreu no século XIX. O invento veio da necessidade de substituir as rodas de madeira e ferro usadas em carroças da época. Porém, o grande advento do pneu trouxe consigo a problemática socioambiental. O fato é que a maioria dos pneus estão sendo abandonados em locais inadequados, interferindo negativamente na qualidade de vida da população e no ecossistema.

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto é a utilização de metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre essas medidas, a recapagem é um mecanismo bastante utilizado para combater o descarte incorreto de pneus usados.

A alternativa de recapar pneus, faz com que a empresa reformadora adote estratégias de desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental. É um processo criativo humano para gerir novas possibilidades produtivas, inserindo valores e hábitos que estabelecem sinergia no âmbito social, ambiental e tecnológico. A GMA Reformadora de Pneus em Itabuna trabalha com esse compromisso.

Segundo dados de informativos técnicos, o processo de recapagem de pneus, em que a camada superior da banda de rodagem é reposta e vulcanizada, permite aumentar a vida útil do pneu em 100% e proporcionar uma economia de 80% de matéria-prima em relação à produção de pneus novos. Além disso, a atividade de recapagem utiliza energia limpa em seu processo, ou seja, não gera efluentes líquidos e não polui o ar, os resíduos sólidos gerados são 100% recicláveis. É uma atividade pioneira em termos de reciclagem, gerando milhões de novos empregos e movimentando uma indústria que não para de crescer.

Conforme dados técnicos, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de recauchutagem de pneus (processo de reforma completa do pneu, no qual a recapagem está inserida). Reforma cerca de 15 milhões de pneus por ano, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que atinge a casa dos 18 milhões de unidades, só para o setor de transportes.

Atualmente, o Brasil conta com avançada tecnologia voltada para a área de recapagem, sendo que a maior parte das empresas é informatizada. O mesmo tem investido continuamente no desenvolvimento de sistemas de gestão tanto ambiental quanto tecnológico, o que lhe confere uma posição de destaque junto a vários países na luta pela preservação ambiental.

Em Itabuna você encontra pneu reformado na GMA Reformadora de Pneus, BR 415 em frente a Nestlé de Itabuna, orçamento sem compromisso ligue:  (73) 3211-2144.

Um comentário:

Anônimo disse...

MUITO BOA ESSA MATÉRIA E QUERO PARABENIZAR A GMA REFORMADORA DE PNEUS PELO EXCELENTE TRABALHO PRESTADO NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. SÃO DE EMPRESAS COMO ESSA QUE NÓS PRECISAMOS PARA O CRESCIMENTO DO NOSSO PAÍS.