domingo, 3 de janeiro de 2010

Datafolha: Cresce número de torcedores do Flamengo. Dunga em alta


A última pesquisa Datafolha sobre a preferência clubística dos brasileiros colocou a torcida do Flamengo novamente no topo da lista. Agora, entretanto, de forma incontestável.
Feita dias depois da conquista do título do Brasileiro-2009 pelo clube carioca, a pesquisa apontou que 19% dos brasileiros com mais de 16 anos são torcedores flamenguistas.
No levantamento anterior, em novembro de 2008, o Flamengo tinha 17% das preferências. O Corinthians, o segundo time mais popular do país, ficou estacionado nos 13%.
Assim, a diferença entre os clubes, antes no limite da margem de erro -dois pontos percentuais-, hoje tem uma folga.
O Flamengo é o clube que mais consegue atrair torcedores de fora de seu Estado.
Segundo o Datafolha, o clube é o mais popular no Nordeste, onde foi apontado como o time de coração por 25% dos entrevistados. Nas regiões Norte e Centro-Oeste, o Flamengo tem 30% das preferências -nenhum outro clube consegue ultrapassar a marca dos 10%.
A equipe da Gávea é ainda mais popular entre os mais jovens -23% dos brasileiros entre 16 e 24 anos são torcedores do rubro-negro carioca.
O prestígio do Flamengo entre os torcedores brasileiros é repetido no grupo que frequenta os estádios. A equipe do artilheiro Adriano teve o maior público do último Brasileiro, com média de 40.036 torcedores por partida, praticamente o dobro do que o Corinthians levou aos estádios na competição.

Dunga em alta
A temporada praticamente perfeita da seleção brasileira em 2009 fez de Dunga, 46, o mais bem avaliado treinador da seleção brasileira no início do ano de uma Copa nesta década.
Pesquisa nacional do Datafolha, realizada entre os dias 14 e 18 de dezembro, aponta que 64% dos brasileiros classificam o trabalho do treinador como ótimo ou bom (só 3% o avaliam como ruim ou péssimo). Na pesquisa anterior, Dunga aparecia com 33%.
O mesmo otimismo aparece na opinião sobre as chances da seleção na África do Sul: 73% dos brasileiros dizem que o Brasil vai ganhar a competição.

Rivais
Os brasileiros não têm um rival como temor maior na tentativa do hexacampeonato.
Fora o Brasil, nenhuma seleção foi apontada como a favorita para ganhar o Mundial por mais de 1% dos torcedores.
Alemanha, Argentina, Espanha, Itália e França foram citadas, cada uma, por 1% dos entrevistados pelo Datafolha.

Ronaldos
Se depender de uma resposta espontânea dos torcedores, Ronaldo e Ronaldinho não terão a maioria dos brasileiros pedindo suas convocações para a Copa da África do Sul.
Sem indicar nomes, o Datafolha perguntou aos brasileiros quem, entre os jogadores que não vêm sendo chamados, deveria ser resgatado por Dunga.
Os Ronaldos foram os mais lembrados na pesquisa, mas cada um deles por apenas 14% dos entrevistados -53% disseram não saber o que responder.

(Blog Jornal Sport News)

Nenhum comentário: