
Com quase 26 milhões de fiéis espalhados pelo Brasil, a torcida do Corinthians é, não apenas a maior de São Paulo – mais volumosa que a de seus dois principais rivais juntos – mas também a maior torcida do Paraná, a maior do Sudeste, a maior das periferias e a segunda entre a população de maior renda.
No Paraná, 1,8 milhão de corintianos superam em 12% os torcedores do Atlético e do Coritiba, as maiores forças estaduais, que, juntos, somam pouco mais de 1,6 milhão de simpatizantes. Pernambuco é outro estado forte para o Corinthians, onde seus 688 mil torcedores perdem apenas para os três times locais: Sport, Santa Cruz e Náutico.
Considerando a região Sudeste, a mais populosa do Brasil e também onde estão os times cinco times de maior torcida, a do Timão é a maior: são 16,6 milhões de fiéis, o que significa que a cada cinco habitantes de RJ, SP, MG e ES, um é corintiano. Na região Sul, os alvinegros só ficam atrás de gremistas e colorados.
Outro quesito dominado pelos corintianos é o das cidades periféricas às capitais dos estados. Nessas regiões, o Corinthians tem 14,4% dos torcedores, mais que o Flamengo, ou mais que São Paulo e Palmeiras juntos. O fato de ser dominante na periferia não tira a preferência pelo Timão dos brasileiros mais ricos. Nas classes A e B juntas, o Corinthians lidera as preferências: 15,1%.Proporcionalmente a torcida do Corinthians é mais jovem do que idosa e, em termos de educação, formada majoritariamente por colegiais em relação a universitários.
A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.
12,9% | 16,6 | 1,8 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário