quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Nordestinos crescem entre mais jovens; São Paulo quer passar Fla


Há pelo menos 30 anos, o discurso é o mesmo: existem 12 clubes grandes no país: os paulistas Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo, os cariocas Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco, os mineiros Atlético e Cruzeiro e os gaúchos Grêmio e Internacional. Alguns têm torcidas mais nacionais, outros menos, mas esses são os maiores, não só em conquistas, mas também em torcida.

Todas as pesquisas até hoje colocaram esses clubes nas primeiras posições. Por isso, são esses clubes que abocanham a grande maioria das receitas de TV e patrocínio do futebol brasileiro. Mas esse retrato está mudando. A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope mostra que, embora os maiores clubes, como São Paulo – especialmente este –, Flamengo e Corinthians, continuem crescendo entre os mais jovens, potências regionais estão ocupando espaço, principalmente Sport, Vitória e Fortaleza.

TENDÊNCIA

Esse fenômeno é visível na faixa mais jovem de torcedores ouvidos pela pesquisa, de 10 a 15 anos. A Pesquisa LANCE!-Ibope é a única das grandes pesquisas que apura a preferência nessa faixa de idade.

Como depois que uma pessoa escolhe um clube muito raramente muda para outro, essa faixa indica tendência de mudança da torcida. E, nisso, o Sport está numa posição privilegiada. Com 3,4% de quem tem menos de 16 anos, o Sport é nessa faixa o oitavo clube do Brasil em torcida. Mesmo sem um grande trabalho de marketing, o clube cresce graças à hegemonia no Campeonato Pernambucano, em que venceu dez dos últimos 14 estaduais.

O Vitória (11 títulos baianos em 15 anos) e o Fortaleza (oito cearenses em dez anos) também estabeleceram hegemonias. E com seus Estaduais sendo exibidos pela TV, suas glórias foram transmitidas por todo o estado. O São Paulo é, entre os maiores clubes, o que mais cresce entre os jovens, com 12% entre 10 e 15 anos.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.

TORCEDORES DE 10 A 15 ANOS:

1) Flamengo - 5,67 milhões (22,6%)
2) Corinthians - 3,91 milhões (15,6%)
3) São Paulo - 3,06 milhões (12,2%)
4) Cruzeiro - 1,25 milhões (5,0%)
5) Palmeiras - 1,15 milhões (4,6%)
6) Vasco - 950 mil (3,8%)
7) Grêmio - 950 mil (3,8%)
8) Sport - 850 mil (3,4%)
9) Atlético-MG - 800 mil (3,2%)
10) Vitória - 700 mil (2,8%)
11) Santos - 570 mil (2,3%)
12) Internacional - 530 mil (2,1%)
13) Bahia - 530 mil (2,1%)
14) Ceará - 530 mil (2,1%)
15) Fortaleza - 400 mil (1,6%)
16) Atlético-PR - 350 mil (1,4%)
17) Santa Cruz - 300 mil (1,2%)
18) Remo - 280 mil (1,1%)
19) Fluminense - 250 mil (1,0%)
20) Coritiba - 250 mil (1,0%)
21) Botafogo - 100 mil (0,4%)
Nenhum - 700 mil (2,8%)

Nenhum comentário: