Mais de 600 produtores rurais e dirigentes de associações comunitárias de 85 municípios baianos serão capacitados pelo governo estadual por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (Produzir).
O treinamento é resultado de um contrato assinado entre a CAR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A ideia é capacitar associações comunitárias beneficiadas com o projeto de Mecanização Agrícola em “Operação, Manutenção e Gestão de Equipamentos Agrícolas”.
O curso atenderá 108 associações, ensinando atividades como operação e manutenção de tratores, manejo e conservação do solo e gestão de tratores e implementos agrícolas. Iniciado em maio deste ano, o treinamento já ministrou 13 cursos. Até o final de novembro, a previsão é de que sejam realizados mais 23, totalizando 36 cursos.
O Produzir, que financia o Projeto de Mecanização Agrícola, dentre outros, atua em 407 municípios baianos e é executado com recursos do Banco Mundial, do Governo do Estado e a participação dos beneficiários. O programa tem como meta principal promover a redução da pobreza rural, por meio de financiamentos não-reembolsáveis de pequenos investimentos de infraestrutura e de apoio à produção, orientados para promover a geração de ocupação e renda para as comunidades rurais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário