São 113 cursos e uma das 8.446 vagas pode ser sua. Hoje foi dada a largada para o sonho de estudar na Universidade Federal da Bahia (UFBA). As inscrições vão até o dia 22 e serão feitas exclusivamente pela internet, mas a UFBA vai oferecer pontos de inscrição para quem não tem acesso a um computador.
A prova do vestibular 2011 vale como seleção apenas para os cursos de progressão linear (CPL), que são aqueles cursos tradicionais, como Direito, Medicina, Jornalismo, entre outros bacharelados e licenciaturas. Mas quem for disputar uma das 1.555 vagas dos cursos de bacharelado interdisciplinar (BI) ou curso superior de tecnologia (CST), também deve fazer a inscrição. Os BIs e CSTs vão selecionar pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e os candidatos estão isentos da taxa de inscrição de R$ 100, que deve ser paga pelos candidatos aos CPLs.
As provas da primeira fase serão aplicadas nos dias 14 e 15 de novembro, e a segunda fase será realizada 12 e 13 de dezembro. Este será o sétimo vestibular realizado pela UFBA após a implantação do sistema de cotas. Em todos os cursos, 43% das vagas são reservadas para estudantes de escolas públicas e, dentro desse percentual, 85% para alunos que se declaram pretos ou pardos.
Há ainda 2% de vagas reservadas para alunos de escola pública que se declarem índios descendentes. A UFBA passou por um grande processo de crescimento nos últimos oito anos. Desde 2002, foram criados mais 56 cursos e onúmero aumentou em 119%. Atualmente, são 28 mil alunos de graduação e 1,9 mil de pós-graduação. Na Bahia, o orçamento anual da universidade, em cerca de R$ 900 milhões, ultrapassa o de 416 municípios, perdendo apenas para a capital. O pro-reitor de graduação, Maerbal Marinho, calcula que a expansão levará a 37 mil o número de estudantes no ano de 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário