quarta-feira, 27 de abril de 2011

Hospital Regional em Ilhéus realiza Pronto Atendimento à Dengue.


O departamento de Vigilância à Saúde de Ilhéus vem realizando o monitoramento semanal da dengue, recolhendo todas as notificações de casos apresentados nos hospitais e unidades de saúde do município. Segundo os últimos dados divulgados, de 1º de janeiro até o dia 23 de abril foram registrados em Ilhéus 589 casos de dengue. Neste mesmo período, foram notificados seis casos de dengue hemorrágica, forma mais grave da doença, sendo que cinco destes casos já foram confirmados laboratorialmente.

A Vigilância realiza também o trabalho de bloqueio ao foco do mosquito através do fumacê costal, que são aplicados nas proximidades das residências que possuem os casos notificados. Os bairros da cidade que tiveram um maior número de notificações foram Nossa Senhora da Vitória, com 91 casos; Malhado, com 73 casos; e Nelson Costa, com 61 casos.

Atendimentos- Está funcionando desde o dia 4 de abril, em Ilhéus, uma unidade de Pronto Atendimento de Referencia à Dengue, localizado no Hospital Geral Luiz Viana Filho. O posto foi implantado através de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria da Saúde do Município, através do departamento de Média e Alta Complexidade e Vigilância Epidemiológica.
Os pacientes que apresentarem os sintomas da doença como dor de cabeça, dores no corpo e febre alta, podem comparecer ao local no bairro da Conquista, munidos de documento de identificação. Todo paciente que chega à unidade de PA (pronto-atendimento) da Dengue passa por uma triagem.

Lá são assistidos por médicos, enfermeiros e técnicos, e recebem o tratamento adequado. Somente nos primeiros sete dias de atendimento foram realizadas 330 consultas e 143 novos casos foram confirmados.

Nenhum comentário: