segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Lampedusa: bebê e mãe presos pelo cordão umbilical comovem equipe de resgate

Entre as centenas de mortos no naufrágio de Lampedusa, no início de outubro, estão duas vítimas que comoveram até o mais preparado socorrista. Mãe e filho foram retirados da água ainda ligados pelo cordão umbilical. A jovem, grávida de sete meses, deu à luz enquanto se afogava na costa italiana, sem realizar o sonho de recomeçar a vida com o filho na Europa. 

Assim como a maioria dos imigrantes que sucumbiram naquele 3 de outubro, a jovem de não mais que 20 anos era natural da Eritreia. Na embarcação de 20 metros, estima-se que viajavam mais de 500 pessoas. O naufrágio teria ocorrido depois que um grupo colocou fogo em um cobertor para a chamar a atenção. As chamas acabaram se alastrando rapidamente em função de um vazamento de combustível, culminando no naufrágio.


"Nenhum de nós podia acreditar. Nós começamos a chorar. Minha máscara estava cheia de lágrimas", descreveu Sollustri ao jornal La Repubblica. Naquele momento, o mergulhador e subtenente dos Carabineiros, que vinha mantendo o controle para garantir a eficiência de seu trabalho, não pode mais suportar. "Na frente do bebê recém-nascido, eu perdi a calma. Ele pode nunca ter visto a luz. Só a escuridão no fundo do mar".

Pouco mais de uma semana depois, no dia 11 de outubro, outro naufrágio a cerca de 100 quilômetros de Lampedusa deixou mais algumas dezenas de mortos. Outra vez imigrantes, que buscavam uma vida melhor do outro lado do mar.

Nenhum comentário: