Reaproveitar
um pneu significa economia e diminuição dos impactos ambientais do seu
processo de produção. Segundo a Associação Brasileira do Segmento de
Reforma de Pneus (ABR), o sistema de reaproveitamento emprega apenas 25%
do material usado em um pneu novo. A associação, no entanto, não tem
uma estimativa do gasto energético de um
processo como esse. Bom, mas afinal qual a diferença entre os vários
pneus reformados? A seguir uma explicação rápida dos vários tipos:
• Recauchutados – é substituída somente a borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros.
• Recapados – substitui-se somente a borracha desgastada da banda de
rodagem em contato com o solo. Utilizado exclusivamente aos pneus de
transporte de carga (caminhões, ônibus),
• Remoldados – substitui
toda a banda de rodagem e os flancos, sendo toda a parte externa do pneu
revestida com nova camada de borracha.
Nessa reforma, as
informações do pneu original – tais como: origem, data de fabricação,
capacidade de carga, índice de velocidade, nome do fabricante – são
eliminadas pela nova camada de borracha.
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