segunda-feira, 14 de outubro de 2013

MP solicita que perito avalie saúde de médica após acidente com 2 mortes

A médica está na unidade desde que se envolveu em um acidente de trânsito na capital baiana, na manhã de sexta-feira (11), quando o veículo que ela dirigia bateu em uma motocicleta. Os dois ocupantes da moto, os irmãos Emanuel e Emanuele Dias, de 22 e 23 anos, morreram na hora. Segundo testemunhas, a médica e o jovem que pilotava a moto se desentenderam no trânsito minutos antes da batida, por causa de uma "fechada" que a oftalmologista teria dado nele.

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) solicitou nesta segunda-feira (14) que um perito do Instituto Médico Legal avalie o estado de saúde da médica Kátia Vargas Leal Pereira, internada no Hospital Aliança, em Salvador.

"O Ministério Público já solicitou ao DPT que o perito faça essa avaliação médica e pedimos isso com urgência. Esperamos que essa avaliação seja realizada ainda nesta segunda-feira. Precisamos saber se ela [a médica suspeita] precisa ficar realmente internada ou não. Se ficar comprovado que houve algum tipo de encobertamento, o responsável irá responder por crime", disse ao G1 o promotor do Ministério Público, David Galo, que acompanha o caso.

Raimundo Moinhos, outro promotor que cuida do caso juntamente com David Galo, também conversou com o G1 e disse que em casos como esse, o custodiado deve ficar internado em um hospital da rede pública de saúde. "Em casos como esses, que envolve crimes, a pessoa presa [no caso, a médica Kátia Vargas] deverá ser encaminhada para um hospital público e a partir daí, o hospital é obrigado a passar o estado de saúde do paciente. Precisamos saber se ela possui ou não condições de prestar depoimento", afirma.

Galo completou dizendo que a polícia já havia encaminhado o auto de prisão em flagrante, que já foi transformada em prisão preventiva. "É necessária a prisão dela", disse o promotor sobre a suspeita de provocar a batida intencionalmente para atingir os irmãos.

acidente (Foto: Gabriel Gonçalves/G1) 
Veículo era dirigido por uma médica
(Foto: Gabriel Gonçalves/G1)
A polícia acredita que a motorista do carro assumiu o risco de matar e a suspeita está custodiada pela polícia no hospital. O advogado dela chegou a informar à imprensa que a médica está inconsciente, na UTI, e não tem previsão de ser liberada pelos médicos. O hospital, que é da rede particular e não possui assessoria de imprensa, não confirma a informação.

A Transalvador informou ao G1 que o veículo da médica estava irregular e foi recolhido para pátio do órgão por não apresentar o licenciamento de 2013. O advogado da suspeita foi procurado pela reportagem, mas não atendeu a nenhuma das ligações nesta segunda-feira. As vítimas foram enterradas no sábado (12), sob forte comoção de familiares e amigos.

Nova Testemunha
A delegada Jussara Maria de Souza ouviu nesta segunda-feira (14) uma nova testemunha do caso. Segundo a polícia, a testemunha acompanhou a colisão entre o veículo e a moto. "A testemunha disse em depoimento que percebeu o carro em alta velocidade na pista e que resolveu seguir o veículo [ele estava em outro carro]. Só depois ele percebeu que a motorista estava seguindo um motociclista e ele viu o momento exato da batida. Ele contou também que parou o veículo e foi tentar socorrer as vítimas, mas logo percebeu que dois estavam mortos. Depois ele foi socorrer a motorista do veículo. Em depoimento, a testemunha chegou a dizer que a moto caiu em cima da menina", contou a delegada. Ela disse também que a testemunha não apareceu antes para prestar esclarecimentos porque ficou bastante chocado com o caso.

Nenhum comentário: