sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeitura intensifica fiscalização e coleta de lixo melhora em Itabuna

Pelo menos 1.200 toneladas a mais de lixo vêm sendo coletadas em Itabuna desde que a Biosanear, empresa contratada por meio de concorrência pública, começou a trabalhar no mês de agosto. Segundo o Departamento de Limpeza Pública da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a média diária de coleta domiciliar de lixo passou de 2.000 para 3.200 toneladas, graças a um trabalho planejado envolvendo a empresa e a Prefeitura e a fiscalização feita pelo departamento. 

 O trabalho de limpeza da cidade vem sendo realizado por uma equipe de 133 profissionais, sendo 73 garis na varrição e 15 operários responsáveis pela limpeza de boca-de-lobo, capina, roçagem, pintura de meio-fio e raspagem da terra que se acumula nas principais avenidas, principalmente carreada pelas chuvas. Outra equipe, usando caçamba e pá carregadeira, trabalha em paralelo para a retirada de entulhos em terrenos públicos. 

Oito caminhões coletores percorrem a cidade diariamente distribuídos em áreas central e periférica, a exemplo de centro, Pontalinho, Castália, Alto Maron e Alto Mirante, Fátima, Califórnia, Conceição, São Pedro e Maria Pinheiro, Santa Catarina, Urbis IV, Ferradas e Nova Ferradas, segundo o diretor do Departamento de Limpeza Pública, Vicente José Silva Santos.

Outra ação foi acabar com pontos viciados de lixo em alguns bairros e até no centro da cidade, mesmo em áreas onde a coleta é regular, a exemplo dos bairros Maria Pinheiro, São Lourenço, Novo Horizonte, Mangabinha e na Avenida José Soares Pinheiro. Vicente explicou que o hábito de formar pontos de lixo foi eliminado graças ao diálogo permanente e à conscientização que vem sendo mantida com a população.

Coleta domiciliar de segunda a sábado

Segundo o diretor da Limpeza Pública, o trabalho é feito de domingo a domingo, para manter a cidade limpa. A coleta está sendo feita duas vezes por dia, de segunda a sábado, na maioria dos bairros, e aos domingos o serviço é realizados nas feiras livres e principais avenidas comerciais da cidade, a exemplo da Princesa Isabel e Manoel Chaves (São Caetano), Félix Mendonça e Mário Padre (Conceição) e Bionor Rebouças (entre o São Roque e Santa Inês). Por essa razão, a orientação é que os moradores evitem colocar o lixo doméstico na porta de casa aos domingos.

Vicente informou ainda que tem diminuído as reclamações sobre  entulhos, falta de coleta e também de varrição, pois, segundo ele,  a Prefeitura está atenta e aumentou a fiscalização para evitar acúmulo de lixo. “Mas para manter a cidade limpa é preciso o apoio da comunidade”, apela o diretor, lembrando que existem lixeiras novas em algumas áreas no centro da cidade, a exemplo da Avenida do Cinquentenário, onde foram instaladas 50 unidades. A previsão é de que até o final do ano as cestas coletoras de lixo sejam colocadas em outras áreas, inclusive nas praças de bairros. 

Uma das mudanças em relação ao serviço que era prestado antes foi a ampliação do serviço em áreas que antes não eram bem atendidas, como na Roça do Povo e nos distritos de Itamaracá e Mutuns. Segundo os próprios moradores, a coleta melhorou sensivelmente, já que atualmente o trabalho é feito em dias alternados, diferente de antes quando ocorria apenas uma vez na semana. Outra mudança foi o aumento do número de containeres (conchas) para guarda do lixo, evitando o acúmulo do lixo em esquinas e nas ruas. Já foram colocadas 50 containeres em vários pontos da cidade, antes havia apenas 15. Até o fim do ano novos desses equipamentos serão colocados nos bairros.

Nenhum comentário: