sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Prefeito afirma que Ilhéus não pode bancar, agora, ampliação da gratuidade

Embora reconhecendo a importância social do projeto, o prefeito Jabes Ribeiro observou que, no quadro de dificuldades que o município atravessa, não teve outra opção que não vetar a proposta de estender a gratuidade no transporte coletivo de Ilhéus aos idosos a partir de 60 anos de idade. Pela Constituição Brasileira, a gratuidade é garantida aos idosos acima de 65 anos de idade, mas algumas unidades da Federação têm ampliado o benefício, englobando a faixa etária a partir dos 60 anos.
“É evidente que reconheço a importância do projeto e conversei a respeito com os vereadores da base aliada, mas a ampliação do benefício só poderá ocorrer quando o município tiver condição de arcar com a despesa necessária para subsidiar a tarifa”, observou o prefeito. A outra opção possível, para ajustar o sistema de transporte ao aumento da gratuidade, seria a de aumentar a tarifa, o que está fora dos planos neste momento, como já declarou, por diversas vezes, o gestor municipal.
Segundo o prefeito, em razão do respeito e da consideração que tem para com o Poder Legislativo, ele tomou a iniciativa de conversar com os vereadores aliados e lhes explicar as razões de ser obrigado a vetar o projeto de lei. O veto foi acatado pela maioria da Câmara Municipal, “num gesto de responsabilidade para com os destinos do município que não poderia, devido às circunstâncias, arcar com este acréscimo em suas despesas”, afirmou Jabes Ribeiro.

Nenhum comentário: