sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Em protesto, MPL queima catraca em frente a terminal na zona sul

Após uma passeata de aproximadamente cinco quilômetros, manifestantes e militantes do Movimento Passe Livre (MPL) queimaram uma catraca em frente ao terminal de ônibus Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, nesta quinta-feira. Os manifestantes tentaram entrar no terminal mas, com a negativa dos administradores, resolveram fazer um ato do lado de fora. 

Até as 21h, não havia registro de conflito com a polícia. Antes mesmo de os ativistas chegarem ao terminal, todos os ônibus e passageiros foram retirados do local, e os portões, fechados.

O movimento pede o retorno de 13 de linhas que ligavam diretamente o bairro ao centro da cidade e que foram retiradas pela prefeitura do itinerário em 2012. De acordo com o MPL, as linhas não eram lucrativas para as empresas e, por isso, não circulam mais. 

Os manifestantes dizem ainda que a inauguração do terminal trouxe mais problemas aos usuários. Segundo eles, agora é necessário fazer baldeações - em vez de seguir diretamente para o centro da cidade, pelas antigas linhas.

A manifestação teve a participação de dezenas de pessoas, ocupou todas as faixas da avenida Jorge Amado, na zona sul, e causou um grande congestionamento. O ato fez parte da Semana Nacional de Luta pelo Passe Livre.

Amanhã, os ativistas farão manifestação na avenida Paulista pedindo tarifa zero no transporte coletivo. Também amanhã, às 14h, a diretora de Planejamento da SPTrans, Ana Odila de Paiva Souza, concede entrevista coletiva para falar sobre a reorganização de linhas de ônibus no sistema de transporte público municipal de São Paulo.

Nenhum comentário: