sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Explosão no norte do México deixa ao menos 1 morto e 40 feridos

Uma violenta explosão em uma fábrica de doces em Ciudad Juárez, no norte do México, deixou nesta quinta-feira um morto e 40 feridos, enquanto as equipes de resgate procuram mais vítimas entre os escombros, informou a prefeitura local.

"Há uma pessoa morta, que acabamos de resgatar dentro do prédio", disse à AFP o diretor da Defesa Civil municipal, Fernando Motta Allen. Segundo Allen, a explosão da caldeira da fábrica Blueberry em Ciudad Juárez deixou ainda "40 feridos, sendo onze em estado grave e quatro em situação crítica".

O secretário de comunicação social de Ciudad Juárez, Guillermo Terrazas, revelou à AFP que há "vinte desaparecidos" em decorrência da explosão.

De acordo com Terrazas, no momento da explosão trabalhavam na fábrica cerca de 900 pessoas, incluindo 300 na área do acidente. A área da fábrica foi isolada pela polícia, enquanto familiares e amigos dos operários procuravam por notícias.

A violenta explosão derrubou o teto do segundo andar da fábrica da Blueberry em Ciudad Juárez e as autoridades temem que haja várias pessoas sob os escombros", explicou Allen, destacando que os socorristas removem os escombros a procura de vítimas.

O acidente provocou a mobilização de elementos do Exército e de mais de 30 ambulâncias e viaturas da polícia para levar os feridos aos hospitais de Ciudad Juárez, vizinha a americana El Paso, no Texas.

Um muro lateral de quase quatro metros de altura e 40 metros de comprimento ficou completamente destruído com a explosão, e vários feridos receberam os primeiros socorros na rua, constatou o jornalista da AFP no local.

A fábrica está situada no parque industrial de "maquiladoras" instalado em Ciudad Juárez a partir de 1994, quando entrou em vigor o Nafta, o tratado de livre comércio entre México, Estados Unidos e Canadá.

Nenhum comentário: