sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Menino morreu após trave malconservada de campo na praça cair e atingir sua cabeça

“Mãe, se eu tivesse corrido mais um pouco eu teria conseguido segurar a trave”. Como toda criança, o garoto Daniel de Oliveira, de 12 anos, pensou em ser o super-herói do menino Leonardo Luiz Esteves Marinho, 9 anos, morto após uma trave de futebol cair em cima de sua cabeça. Os dois brincavam, no início da noite do último sábado, na área de lazer conhecida como Praça do Skate, no Cesarão, em Santa Cruz, na Zona Oeste, quando a baliza desabou. Com eles ainda estava a irmã de Leonardo, Larissa, 6 anos. O episódio é mais um daqueles classificados como tragédia anunciada, já que os moradores da região vinham reclamando há pelo menos um ano da falta de estrutura do espaço.

— Eles estavam jogando bola, quando a bola bateu na trave, caindo em cima da cabeça do meu filho. A trave estava solta, apenas escorada numa rede de proteção — contou o polidor de automóveis Marcelo Soares da Silva, de 32 anos, pai da criança.
Leonardo Luiz Esteves Marinho, de 9 anos, que foi morto após a trave de futebol cair em cima de sua cabeça
Leonardo Luiz Esteves Marinho, de 9 anos, que foi morto após a trave de futebol cair em cima de sua cabeça Foto: Rafael Moraes / Agência O Globo
Apesar de já ter se passado seis dias do ocorrido, a Prefeitura do Rio e seus representantes ainda não entraram em contato com os familiares da vítima. Na praça, nem mesmo o sangue do menino foi retirado da trave. Por aqueles lados, a única mudança foi a instalação de novas latas de lixo.

— Acho que é assim que a prefeitura nos vê, como lixo — protestou Célia Magalhães, 37 anos, tia materna de Leonardo.
Silvana e seus outros filhos: família destruída pela tragédia na praça
Silvana e seus outros filhos: família destruída pela tragédia na praça Foto: Rafael Moraes / Extra
Na próxima semana, os pais do menino começam a conversar com advogados para ajuizar uma ação contra a negligência dos órgãos municipais na manutenção do espaço de lazer. Um documento obtido pelo EXTRA mostra que em março deste ano moradores do local enviaram uma reclamação à administração regional solicitando a revitalização da praça, localizada na Rua 51 do Cesarão. A despeito disso, nada foi feito.
A trave abandandonada na praça, em Santa Cruz
A trave abandandonada na praça, em Santa Cruz Foto: Rafael Moraes / Agência O Globo
Em nota, a Comlurb informou que realizou uma vistoria no local, em agosto deste ano, e que não foi encontrada nenhuma irregularidade em relação à trave do campo de futebol. Na ocasião, outros serviços de melhoria foram feitos, como a colocação de dois assentos dos balanços.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/menino-morreu-apos-trave-malconservada-de-campo-na-praca-cair-atingir-sua-cabeca-10533372.html#ixzz2ikSVJUfD

Nenhum comentário: