quinta-feira, 5 de agosto de 2010
Programa Escola Ativa atende a 160 mil estudantes baianos
Em vez das tradicionais fileiras de carteiras, os estudantes se reúnem em grupo de acordo com a série. Na Escola Municipal São Francisco de Assis, na zona rural de Simões Filho, estudantes da 1ª a 4ª série dividem o mesmo espaço e se ajudam. A ideia é que todos os estudantes se sintam corresponsáveis pelo processo de aprendizagem. A realidade de lá é compartilhada por 160 mil estudantes da zona rural do estado, que participam do programa Escola Ativa, uma iniciativa do Ministério da Educação, que vem sendo implementada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e as secretarias de Educação de 328 municípios baianos.
Aluno da 4ª série da São Francisco de Assis, Márcio da Luz Silva, 11 anos, sente o maior orgulho em poder compartilhar suas aprendizagens com os demais colegas das séries anteriores. “Ajudando os meus colegas eu também estou aprendendo”, avalia o estudante, que faz questão de saber cada vez mais para poder compartilhar os conhecimentos.
O coordenador de Educação no Campo da Secretaria da Educação do Estado, Lindomar Araújo, conta que “no começo de 2007, não passavam de 18 mil os estudantes contemplados. Atualmente, após a adesão de 2010, são mais de 160 mil estudantes a serem atendidos em localidades de 328 municípios”.
Com salas organizadas em pequenos grupos, Lindomar Araújo explica que o diferencial do programa é que ele reconhece e valoriza todas as formas de organização social e características do campo baiano e brasileiro. Segundo ele, “a metodologia do programa Escola Ativa é específica para as classes multisseriadas, que reúnem na mesma sala de aula várias séries simultaneamente, garantindo igualdade de condições para acesso, permanência e sucesso na escola”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário