sexta-feira, 13 de maio de 2011

Ministério visita obras e garante que ZPE de Ilhéus está adiantada


A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus vai finalmente sair do papel. Na manhã desta quinta-feira (12) os coordenadores da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior se reuniram em Ilhéus com os diretores da ZPE Bahia e com o secretário municipal do Planejamento, Indústria e Comércio, Alisson Mendonça, para avaliar todas as etapas do processo de implantação da unidade na cidade, observando documentos, plantas e procedimentos que estão sendo adotados. À tarde, acompanhado pelo prefeito Newton Lima, a equipe foi até o local onde já está sendo implantada a ZPE, às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca, próximo ao distrito do São José, para avaliar o andamento das obras.

Após verificar toda a documentação, fotografar o local onde está sendo implantada e analisar a planta de construção, o coordenador geral da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior, Juliano Meira Ricci, que está acompanhando o andamento de todas as ZPEs autorizadas no Brasil, disse que Ilhéus tem cumprido rigorosamente todas as etapas de implantação das unidades e é uma das mais adiantadas do País. Ele informou ainda que percebeu um interesse grande da Prefeitura de Ilhéus e da administradora ZPE Bahia para que o equipamento seja instalado, o que significa um grande passo para que essa unidade possa se tornar realidade. “A Prefeitura de Ilhéus e a administradora estão trabalhando sério”, garantiu.

Geração de empregos - O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, confirmou que há um esforço e um empenho do município para que a ZPE possa se concretizar, realizando assim um sonho dos ilheenses de mais de 20 anos. Além do desenvolvimento para a cidade, o prefeito citou ainda a questão da geração de empregos. O secretário de Indústria, Comércio e Planejamento, Alisson Mendonça, explicou que a Prefeitura de Ilhéus tem acompanhado cada passo da implantação da ZPE, fornecendo informações e se empenhando para que o projeto possa de fato se tornar realidade. De acordo com o secretário, a ZPE de Ilhéus deverá gerar cerca de 10 mil empregos nos próximos 10 anos e cerca de 30 mil empregos em 20 anos, devendo ser uma das mais importantes do Brasil.

Nenhum comentário: