terça-feira, 16 de abril de 2013

Aneel define índice de revisão das tarifas da Coelba

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável pela regulamentação do setor no país, divulgou hoje as novas tarifas de energia para a área de concessão da Coelba. O índice médio de redução para o consumidor foi de 7,92% (negativo). Para os clientes de baixa tensão, que representam 99% dos consumidores baianos, o percentual de redução a ser aplicado é de 9,90% (negativo). Já os consumidores industriais e comerciais de médio e grande porte terão uma redução média nas contas de 4,03% (negativo). As novas tarifas entrarão em vigor a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de abril
 
Este ano, a Coelba passou pela Revisão Tarifária, processo realizado periodicamente pela Aneel com todas as distribuidoras de energia elétrica do país. No caso da Bahia, a Revisão Tarifária ocorre a cada cinco anos, conforme contrato de concessão estabelecido entre a Coelba e a União.

No processo, o valor da tarifa pode ser alterado para mais ou para menos, dependendo das mudanças ocorridas na estrutura de custos e de mercado das empresas, e do estímulo à eficiência e ao equilíbrio tarifário, entre outros aspectos. 

Para definição da tarifa de energia, foram considerados diversos fatores, entre eles, os custos com encargos setoriais e tributos (representam cerca de 33,0% do total da conta média de energia); despesas com a compra e transmissão de energia (36,6%); custos de operação, manutenção, expansão do sistema, administração do serviço e remuneração dos investimentos (30,4%).

Esta é a segunda redução da tarifa de energia na Bahia neste ano. Em 24 de janeiro, entraram em vigor os efeitos da Lei 12.783/2012 que diminuiu os encargos setoriais e os custos de geração e transmissão. As tarifas residenciais na ocasião reduziram 18,96% e as industriais em 22,56%. Com a nova redução proporcionada pela Revisão Tarifária da Coelba, as tarifas de energia na Bahia já estão 26,4% menores em relação ao início do ano, no total, sendo 27,5% e redução para consumidores residenciais, e 25,7% de redução para industriais.

Sobre a Coelba
A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida. Nestes mesmos termos, ocupa a primeira posição entre as concessionárias do Norte – Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios da Bahia, a Coelba atende a mais de 14 milhões de habitantes em uma área de concessão de 563 mil km2.  Hoje, a empresa conta com mais de 5,2 milhões de clientes, sendo 88% destes, clientes residenciais. 

Sobre a Neoenergia 
O Grupo Neoenergia está entre os 40 maiores grupos privados do país. Presente em 12 estados, atua em toda a cadeia de energia: geração, transmissão, distribuição e comercialização. Desde a sua constituição até dezembro de 2012, acumula investimentos da ordem de R$ 24 bilhões.

Na área de distribuição de energia, possui 9,6 milhões de unidades consumidoras na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, por meio de suas concessionárias Coelba, Celpe e Cosern, respectivamente. Na área de geração, também se destaca: possui capacidade instalada de 1.558 megawatts (MW) e deve chegar a 4.087 MW até 2019, por meio de novos empreendimentos como as usinas de Teles Pires, Baixo Iguaçu, Belo Monte e os 10 parques eólicos, estes em construção em parceria com a  Iberdrola.

Composição da tarifa média 2013:

Nenhum comentário: