quinta-feira, 11 de abril de 2013

Programa de combate ao crack trará benefícios federais para Itabuna

Itabuna deve receber até 2014 um CAPS 24 horas, mais um CAPS AD, mais um CAPS infantil, uma unidade de acolhimento adulto, duas unidades de acolhimento infantil, dois CREAS, além de unidade móvel, treinamento e aparelhamento para a Polícia Militar e qualificação para os servidores que trabalham diretamente com os usuários. Os benefícios fazem parte do Programa Crack é Possível Vencer, uma parceria entre os governos Federal e Municipal.

Em nova reunião do Comitê Gestor Municipal do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, ontem, foram discutidos detalhes para as ações na cidade. O secretário de Assistência Social, José Carlos Trindade, pediu a colaboração de todos, com idéias e informações, para ter êxito na batalha que começam a enfrentar. “A polícia sozinha não resolve, mas com os programas sociais funcionando esse quadro vai melhorar” disse Trindade. 

O prefeito Claudevane Leite disse que a intenção não é manter apenas ações de prevenção às drogas, mas também oferecer oportunidades para melhoria na qualidade de vida como o restaurante popular e os programas de assistência social.  Para Vane com a união entre o Executivo, o Legislativo, a Polícia, a Justiça e a sociedade civil, formando uma rede, a concretização do programa será mais fácil.

            Fábio lima, coordenador do Comitê Gestor de Políticas sobre Drogas, destacou o cuidado para com o usuário e a família como principal ponto do programa. Segundo Fábio, Itabuna foi elogiada pela equipe estadual, pois o trabalho tem sido feito de maneira articulada e eficaz, com uma quantidade de serviços pactuados que superou outros municípios com mais de 200 mil habitantes.  

            Representantes da Vara da Infância e Juventude de Itabuna foram convidados a participar da reunião e o juiz Marcos Bandeira afirmou estar esperançoso de que a situação melhore, pois viu os vários setores do Município falando o mesmo idioma.  Marcos Bandeira explicou sobre o projeto Justiça Restaurativa que une a educação com a justiça, com uma cultura da paz sendo levada para a escola. “Sem cuidar bem da criança hoje, amanhã vamos amargar resultados negativos” concluiu.

Nenhum comentário: