domingo, 14 de abril de 2013

Faber vence, "Homem Ambulância" perde e mulheres dão show no UFC

Sem grandes estrelas, o evento do Ultimate Fighting Championship (UFC) neste sábado carregava poucas expectativas. Mas na prática o resultado foi positivo: aconteceram lutas agitadas, momentos brilhantes e até uma grande surpresa. O melhor combate foi entre mulheres, vencido por Cat Zingano. A zebra da noite foi a vitória de Kelvin Gastelum na final do reality show The Ultimate Fighter 17, já que ele superou o jamaicano Uriah Hall, antes favorito e conhecido como "Homem Ambulância" por ter mandado adversários para o hospital no programa. E na luta principal veio a vitória de Urijah Faber contra Scott Jorgensen por finalização.

O combate entre os pesos galos Faber e Jorgensen foi marcado pelo fato de eles serem colegas de treino e amigos fora do octógono. Mas quando a luta começou, acabou o clima ameno entre eles e vieram os bons golpes de Faber, que foi dominante no chão e em pé. Jorgensen mostrou apatia, foi derrubado facilmente e sequer mostrou reação no começo.


No segundo e no terceiro round aconteceram mais trocações de socos e chutes, com certo equilíbrio na luta. Faber até tentou levar Jorgensen para o chão algumas vezes, mas não teve o mesmo sucesso e passou a sofrer mais golpes. 


Os atletas já foram cansados para o quarto round e tudo ficou mais morno entre eles. Mas Faber enfim conseguiu colocar em prática sua estratégia de derrubar o adversário e buscar a finalização. Jorgensen não conseguiu se defender de um mata-leão e enfim foi finalizado por Faber.


Kelvin Gastelum vence Uriah Hall e é campeão

Cercado de expectativas, o apelidado "Homem Ambulância" começou a luta com a guarda baixa e acabou sofrendo alguns golpes, mas sem contundência. Especialista na luta de chão, Gastelum logo derrubou o jamaicano e dominou o combate dessa forma até o gongo soar.

Gastelum derrubou Hall com facilidade para vencer Foto: Getty Images
Gastelum derrubou Hall com facilidade para vencer
Foto: Getty Images
Mais à vontade no segundo round, Hall enfim partiu para o ataque e passou a acertar golpes. Porém, Gastelum o derrubou facilmente de novo e ficou por cima durante a maior parte do tempo, mas sem chegar perto de qualquer finalização. Hall só reagiu no minuto final, mas outra vez foi pouco eficiente.


Apesar de Uriah Hall pedir gritos da torcida no começo do round final, o clima foi atrapalhado por um golpe baixo que interrompeu a disputa por vinte segundos. Quando a luta foi recomeçada, o jamaicano enfim mostrou sua qualidade para buscar o nocaute, acertando seguidos socos e abrindo até um ferimento no olho de Gastelum. Os dois minutos finais foram animados no solo, com diversas tentivas de finalização, mas sem sucesso de ambos lados. 


Quando foi declarada a vitória de Kelvin por decisão dividida dos juízes, ele chorou no octógono, abraçou Uriah e levantou o troféu do The Ultimate fighter 17. Mais jovem campeão da história do reality show, aos 21 anos, ele admitiu que não sabia transformar a alegria do momento em palavras, mas foi muito aplaudido pelo público em Las Vegas.


Cat Zingano nocauteia Miesha Tate no terceiro round

Joelhadas de Zingano foram fatais Foto: Getty Images
Joelhadas de Zingano foram fatais
Foto: Getty Images
Antes da luta acontecer, um fato curioso já chamou atenção: Cat Zingano entrou emocionada e chegou a chorar antes de subir no octógono. Miesha Tate, mais experiente, apesar de ser mais jovem, mostrou mais frieza e começou melhor a luta. Ela derrubou a adversária e tentou encaixar uma guilhotina, mas sofreu o contra-ataque e por pouco não foi finalizada desta forma também. O primeiro round seguiu intenso e equilibrado até o final, com leve vantagem para Tate, que ainda provocou Zingano após o gongo soar.

O segundo round continuou com clima quente e sempre na luta de chão. Tate ficou mais perto da vitória quando tentou uma chave de braço, mas Zingano aguentou a dor e conseguiu escapar. Depois ainda houve também uma tentativa de chave de perna, mas dessa vez Zingano não ficou incomodada e ainda conseguiu acertar golpes em pé nos últimos segundos.


O terceiro round começou com o público animado, aplaudindo de pé as lutadoras. Mesmo já cansadas e feridas, elas mantiveram o ritmo forte, mas dessa vez Zingano foi superior em pé: ela acertou seguidas joelhadas e mais uma cotovelada em Tate, que desabou no octógono. O nocaute técnico decretou que Cat Zingano será a próxima adversária da campeã Ronda Rousey e treinará homens e mulheres no próximo reality show The Ultimate Fighter.


Bubba McDaniel finaliza Gilbert Smith com triângulo no 3º round

Apesar de ter como ponto forte a luta de chão, Smith não conseguiu mostrar essa qualidade no primeiro round. Na verdade foi McDaniel que ficou mais tempo por cima e ainda esteve perto de finalizar seu adversário. Já no segundo assalto as atletas ficaram mais tempo em pé e, com mais envergadura, Bubba levou a melhor de novo.


A vitória por pontos já estava desenhada, mas Bubba não se contentou com isso e partiu para o ataque no round final. Após a luta ir para o solo mais uma vez, Bubba, mesmo por baixo, encaixou um triângulo e obrigou Smith a desistir.


Veja também os resultados do card preliminar:

Josh Samman derrotou Kevin Casey por nocaute técnico no segundo round
Luke Barnatt derrotou Collin Hart por decisão unânime dos juízes
Dylan Andrews derrotou Jimmy Quinlan por nocaute técnico no primeiro round
Clint Hester derrotou Bristol Marunde por nocaute técnico no terceiro round
Cole Miller finalizou Bart Palaszewski com um mata-leão no primeiro round
Maximo Blanco derrotou Sam Sicilia por decisão unânime dos juízes
Daniel Pineda finalizou Justin Lawrence com uma kimura no primeiro round

Nenhum comentário: