segunda-feira, 15 de abril de 2013

Realizado faxinaço contra a dengue no bairro Salobrinho

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou, no último sábado, dia 13, um faxinaço de combate à dengue no bairro Salobrinho. A mobilização foi uma iniciativa da Associação de Moradores do Salobrinho, e envolveu escolas, igrejas e a participação expressiva e muito especial de crianças da comunidade. O mutirão contou também com o apoio dos vereadores representantes do bairro, James Costa e Tarcísio Paixão.
A presidente da Associação dos Moradores do Salobrinho, Zenilda Rosa de Oliveira, falou que o índice de infestação do mosquito no bairro está em cerca de 14,1%, segundo os dados divulgados pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). Considerado um índice preocupante, o faxinaço apresenta-se como uma ação preventiva e pedagógica, importante e necessária. “A comunidade precisa se mobilizar e aprender como combater a dengue, lembrando sempre que ela pode matar. Convocamos comerciantes, escolas, igrejas, e conseguimos reunir nesta ação cerca de 200 pessoas, distribuídas em cinco equipes, que realizaram o faxinaço nas 42 ruas que compõem o bairro”, pontuou a presidente.
Por sua vez, a coordenadora municipal de Endemias, Daiana Moscozo, informou que a Prefeitura disponibilizou uma equipe de agentes de endemias, além da distribuição de 500 sacos de lixos, 450 telas, cartazes e folhetos informativos. O coordenador de campo da Vigilância Epidemiológica, Rondinelli Santos, lembrou que o ciclo evolutivo do mosquito transmissor da dengue tem duração de apenas seis a doze dias. “A evolução do mosquito é muito rápida, por isso o combate à dengue precisa ser enérgico e permanente”, ressaltou.

Nenhum comentário: