sexta-feira, 12 de abril de 2013

Prefeitura realiza mutirão de combate à dengue no Alto do Basílio

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realizou no alto do Basílio, mutirão de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. O faxinaço, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, 11, mobilizou 40 agentes de Endemias e Comunitários de Saúde, além de estudantes dos cursos de medicina e enfermagem da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A próxima ação será no bairro Salobrinho, neste sábado, 13.
A coordenadora municipal de Endemias, Daiana Moscozo, informou que estas ações têm sido realizadas nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de planejamento estratégico para o combate à dengue. “Esta localidade tem um dos elevados indicadores de infestação de Ilhéus, em torno de 28%, de acordo com novos dados divulgados pelo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira)”, disse.
Orientação – Por sua vez, o coordenador de Campo da Vigilância Epidemiológica, Rondinelli Santos, afirmou que no dia a dia, os agentes de Endemias e Comunitários de Saúde fazem um trabalho educativo, esclarecendo dúvidas. Mas, mesmo assim, uma pequena parcela da população ainda insiste em deixar alguns objetos que podem se tornar locais de criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Durante a visita, os agentes encontraram reservatório de água sem proteção, representando maior risco de disseminação, como alguns vasos e três pneus que estavam com água por vários dias, na residência de um artesão que confecciona berimbau.
Exemplo – Já a moradora Vilma Batista de Oliveira contou que diariamente adota medidas preventivas, mantém a limpeza permanente do quintal e outras áreas de sua casa, verificando se há possíveis criadouros do mosquito. Ação semelhante sempre é feita pela dona de casa Sandra Regina de Jesus. “Embora seja uma casa humilde, eu e minha família temos o hábito de deixar tudo limpo”, ressaltou.

Nenhum comentário: