terça-feira, 16 de abril de 2013

Centro de Anemia Falciforme será inaugurado hoje em Itabuna

A partir desta quarta-feira, 17, cerca de 1.100 pacientes de mais de 50 municípios das Diretorias Regionais de Saúde de Itabuna, Ilhéus, Jequié e Eunápolis voltam a receber atendimento de equipes especializadas e remédios gratuitos no Centro de Referência em Doença Falciforme de Itabuna (CERDOFI), que teve os serviços interrompidos no ano passado pelo governo anterior. A unidade será reinaugurada às 14 de hoje com as presenças do prefeito Claudevane Leite, do secretário Renan Araújo e do secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla.

O CERDOFI, que recebeu o nome da médica Maria Conceição Benigno Magalhães, falecida no ano passado, foi reformado com recursos do município e contará com atendimento de especialistas como neurologistas, farmacêuticos, hematologistas, psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. A unidade de referência atenderá cerca de 500 pacientes com doença falciforme, 400 com traço de falciforme e 200 casos de outras hemoglobinopatias.

O secretário de Saúde Renan Araújo destaca que Itabuna é um dos poucos municípios do interior do país a contar com equipes para atender os portadores da doença falciforme. “A reabertura do CERDOFI vai facilitar o diagnóstico precoce da doença e melhorar qualidade do tratamento dos pacientes” observou Araújo, acrescentando que a unidade está abastecida dos medicamentos necessários.

Quem foi a homenageada

A médica Maria Conceição Benigno Magalhães foi diretora do Hospital Manoel Novaes, participou ativamente da Campanha do Aleitamento Materno, tendo sido uma das responsáveis pela conquista do título “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância e Adolescência (Unicef).

Nenhum comentário: