quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura implanta nova rede de informática para atender a saúde

A Prefeitura de Itabuna dá mais um salto rumo ao avanço tecnológico, com a implantação de uma moderna estrutura de rede de longa distância para distribuição e acesso rápido aos protocolos de todas as unidades Básicas e de Saúde da Família. O projeto denominado “Cinco Estrelas” está sendo implantado pela Secretaria de Planejamento e Tecnologia (Seplantec) e visa principalmente, melhorar e acelerar o atendimento na rede municipal de saúde do Município. 
 
            “O novo projeto vai facilitar e acelerar a marcação de consultas, exames e demais procedimentos ligados à área de saúde na rede municipal, substituindo o modelo tradicional por um mais ágil e eficiente. O objetivo é levar a saúde para mais perto da família e com isso, melhorar a qualidade de vida da comunidade”, disse o secretário municipal de Planejamento, Wenceslau Augusto Junior, lembrando que esta é a proposta da administração municipal para um novo modelo de gestão.

            Wenceslau adiantou que os antigos equipamentos de informática estão sendo substituídos por outros mais modernos e confiáveis, de maior durabilidade e de baixo custo e implantados em cinco pontos estratégicos de forma que permitam a cobertura de todas as áreas na cidade. 

            O consultor de segurança e rede, Teodoro Pires Júnior, responsável pela elaboração e implantação do projeto, explicou que inicialmente foi instalada a estrutura de rede metropolitana nas unidades de saúde dos bairros Urbis IV, Lomanto Junior, São Caetano, Califórnia e Santo Antônio, que permitirá a conexão direta na Central de Regulação e em todas as demais unidades. A escolha das localidades para a implantação da nova rede foi feita após mapeamento da cidade e contou com participação da Secretaria Municipal de Saúde que tem acompanhado todo o processo.

            Teodoro Pires disse ainda que, além da torre de distribuição de rede da Prefeitura já existente, no bairro Maria Pinheiro, também já estão sendo implantadas mais duas torres, uma no bairro de Zizo e outra localizada numa área após Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, considerado como um dos pontos mais altos da cidade, segundo o consultor.    

            O secretário de Planejamento, Wenceslau Júnior disse que o projeto não vai beneficiar apenas a saúde. Segundo explicou esta é apenas a proposta inicial que já começa a funcionar nos próximos dias. A meta é ampliar o sistema para toda a rede municipal de ensino, cujo projeto já está pronto, e também para a comunidade, com a disponibilização de outros serviços, a exemplo de telefonia VoIP, videoconferência e TV institucional.       
     
            Com relação a telefonia VolP, o consultor Teodoro Pintes explicou que é uma tecnologia relativamente nova que encaminha chamadas de telefone através de conexão de internet. Segundo ele, o novo sistema é melhor do que usar as linhas de telefone analógicas tradicionais. “Para fazer chamadas de telefone para qualquer lugar do mundo a telefonia VoIP provou ser uma maneira muito eficaz e de baixo custo”.

Nenhum comentário: