quinta-feira, 11 de abril de 2013

Prefeitura de Itabuna entrega unidades de saúde reformadas na terça

A Prefeitura de Itabuna entregará à população, na próxima terça-feira, 16, as unidades básicas de saúde (UBS) Alberto Teixeira Barreto, no bairro Califórnia, e Calixto Midlej Filho, no Nova Itabuna, além do Centro de Referência em Doenças de Anemia Falciforme de Itabuna (CERDOFI). Outras quatro unidades serão reinauguradas até o final do mês.

            O cronograma de inaugurações, que marcam os 100 primeiros dias de governo, começa às 14:00 horas, com a entrega do CERDOFI, localizado na rua Miguel Calmon, no centro da cidade, que foi reformado e está recebendo equipamentos e mobiliários novos. O CERDOFI foi desativado o ano passado pelo governo anterior, o que deixou centenas de pacientes de Itabuna e outros municípios vizinhos sem atendimento. 

            Às 15:00 horas de terça-feira está prevista a reinauguração da unidade de referência Alberto Teixeira, que atende também aos moradores dos bairros Parque Boa Vista, Parque Verde e parte do Fátima. Uma hora depois, o prefeito Claudevane Leite, com a participação do secretário Renan Araújo e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, entrega a UBS Calixto Midlej.   
           
Equipes

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o atendimento nessas unidades será iniciado na quarta-feira, com equipes formadas por médicos de diversas especialidades, dentistas, enfermeiros, técnicos, digitadores, telefonistas, dentre outros servidores de apoio. Elas também estão sendo abastecidas com remédios e insumos.

            Renan Araújo afirma que a reinauguração das unidades representa o início do resgate da saúde de Itabuna e lamenta que administração anterior tenha interrompido serviços importantes, como os disponibilizados pelo CERDOFI. “A casa foi fechada e a população ficou sem um atendimento especializado tão importante”.  O quadro de funcionários está sendo reposto e a unidade recebeu novos mobiliários num investimento do município com o governo do Estado.

            Já a reforma das unidades básicas foi feita com recursos repassados do Ministério da Saúde, que contemplou ainda, por meio programa Requalifica, as UBS José Edites, no São Caetano; Amália Lessa, no Novo São Caetano; e Lavignia Magalhães, no Conceição. Essas unidades estão em fase de conclusão e serão reinauguradas nos próximos dias.

Serviço

A Unidade de Saúde Alberto Teixeira fica na rua Santa Rita, bairro Califórniam e funcionará nos três turnos.  A Calixto Midlej Filho, na Rua “E”, do Nova Itabuna, terá atendimento ao público nos dois turnos. E o CERDOFI também terá expediente em dois turnos.  

Nenhum comentário: