quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coreógrafa americana é homenageada com doodle animado


Nesta quarta-feira, a primeira página do buscador Google amanheceu com uma homenagem pelo 117º aniversário da dançarina e coreógrafa norte-americana Martha Graham, tão importante para dança moderna quanto foi Picasso para a pintura em seu tempo. Nascida na Pensilvânia, em 11 de maio de 1894, Martha Graham morreu em 1 de abril de 1991, em Nova Iorque. Após muitos anos dançando pela Denishawn, escola de dança fundada por Ruth S. Denis e seu marido Ted Shawn, Marta Graham cria sua própria companhia em 1926, a Martha Graham Dance Company.

Segundo informações do site da companhia, o doodle com as cinco figuras que dançam no logotipo comemorativo do Google foram inspirados em solos de Graham e em balés criados por sua companhia. O doodle animado foi criado por Ryan Woodward a partir dos icônicos desenhos de Janet Eilber, diretora artística do Martha Graham Center of Contemporary Dance, inspirados em Blakeley White-McGuire, principal dançarina da Martha Graham Dance Company.

Os doodles do Google

O Google costuma comemorar datas importantes para a humanidade, como aniversários de invenções e personalidades ligadas à cultura e à política, por exemplo, com customizações do logo na página inicial do site de buscas. O primeiro doodle, pasme, é de 1998, quando os fundadores do buscador, Larry Page e Sergey Brin decidiram fazer uma versão do logotipo da empresa para Burning Man, um festival de contracultura realizado anualmente em Nevada, nos Estados Unidos. A alteração no logo original do Google era para mostrar que a empresa estava participando do evento. O sucesso foi tão grande que hoje a companhia tem uma equipe de designers voltada especialmente para a criação dos logotipos especiais. A equipe já criou mais de 300 doodles nos Estados Unidos e mais de 700 para o resto do mundo.

Nenhum comentário: