A Secretaria da Educação da Prefeitura de
Itabuna iniciou há uma semana uma série de encontros de formação com os
educadores da Rede Pública Municipal de Ensino, com o objetivo de discutir
formas de tornar mais eficiente o ensino nos Ciclos de Formação Humana da
Escola Grapiúna, de forma a assegurar aos alunos a aprendizagem e o seu
desenvolvimento integral.
Segundo a secretária da Educação,
Dinalva Melo do Nascimento, os encontros refletem sobre a constituição do
currículo, desenvolvido há uma década, tendo em vista a necessidade de atender,
efetivamente, a aprendizagem dos estudantes. Em um primeiro momento, foram
reunidos no auditório da FTC os coordenadores pedagógicos dos núcleos urbanos e
das escolas do campo.
“Além de estarmos sendo provocados a
pensar sobre até que ponto o ensino praticado em nossas escolas está nos
aproximando ou distanciando do Ciclos de Formação Humana, estamos tendo a
oportunidade de construir coletivamente novas preposições que possam adequar a
proposta inicial dos Ciclos a realidade e aos desafios que aí estão postos”,
argumentou a secretária da Educação.
Dinalva Melo lembrou que a melhoria da qualidade
do ensino nas escolas municipais de Itabuna passa por estas questões, que têm
sido recorrente nos questionamentos e sugestões formulados por coordenadores
pedagógicos, professores e diretores de escolas. Dinalva adiantou que o debate
será estendido às escolas, visando assegurar a participação democrática dos professores
na construção das proposições.
Para nortear as discussões, a Secretaria da
Educação está utilizando bibliografias referencias, a exemplo do texto “O
Currículo Organizado em Ciclos de Formação”, de Celso Vasconcellos, além de
fragmentos de documentos da Escola Grapiúna, a exemplo da “Proposta
Político-Pedagógica da Escola Grapiúna” e “Reflexões para a Construção do
Currículo dos Ciclos de Formação da Escola Grapiúna”. A intenção da SEC é que
ainda no primeiro semestre de 2015 às propostas estejam formatadas para serem
submetidas à deliberação do Conselho Municipal de Educação.
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