sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Equipes do "grupo da morte" tentam escapar de histórico negativo

O sorteio da Copa do Mundo de 2014 não foi gentil com três campeões mundiais. Nesta sexta-feira, na Costa do Sauípe, as chaves do Mundial foram decididas, e Uruguai, Itália e Inglaterra acabaram juntos. O "grupo da morte" vai eliminar uma seleção de tradição e, se depender do histórico, a sequência não é das melhores.

O trio está no Grupo D, junto com a Costa Rica, que aparece como quarta força e provável lanterna. Entre as três campeãs, quem mais tem tradição em chaves difíceis é a Inglaterra. Em 2002, os britânicos caíram em grupo com Suécia, Inglaterra, Argentina e Nigéria e se saíram bem sucedidos, pelo menos na primeira fase.

Os ingleses empataram com suecos e nigerianos, mas gol de pênalti de David Beckham garantiu a vitória sobre os argentinos e a vaga às oitavas de final. Depois de triunfo por 3 a 0 sobre a Dinamarca na fase seguinte, entretanto, a Inglaterra cairia para o Brasil nas quartas. O outro classificado daquele grupo da morte foi a Suécia, que já foi eliminada logo nas oitavas pelo Senegal.

A Copa do Mundo de 2006 também viu uma chave bastante equilibrada e novamente com presença da Argentina. Os sul-americanos encararam no Grupo C Holanda, Costa do Marfim e Sérvia e Montenegro, mas desta vez a situação foi melhor. Os argentinos avançaram na primeira colocação e seguiram para eliminar o México nas oitavas de final. Nas quartas, porém, queda para a anfitriã Alemanha.

A Holanda competiu com os sul-americanos pela liderança e avançou na segunda colocação, mas não foi longe. O duelo europeu com Portugal nas oitavas viu jogo violento e vitória lusitana por 1 a 0. Experiência suficiente para que Uruguai, Itália e Inglaterra se mantenham atentos com a Copa de 2014.

Nenhum comentário: