quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Praticar esporte ainda é a melhor forma de evitar lesões

A prática de qualquer atividade física faz bem ao corpo e à mente. Seus diversos benefícios são desfrutados por jovens, adultos, idosos ou mulheres durante a gravidez. Seja para emagrecer, melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imune ou promover uma maior interação social, a prática de exercícios físicos está entre as principais recomendações médicas.

De acordo com estudos publicados na edição do dia 29 de novembro do programa Bem Estar, da Rede Globo, fazer uma boa preparação física também pode ajudar os atletas amadores, os chamados atletas de fim de semana, a prevenir contusões e até problemas mais graves de saúde. “Para aqueles que costumam jogar uma vez por semana, por exemplo, o risco é muito maior por causa da falta de preparação adequada e da falta de exercícios de fortalecimento muscular”, revelou o professor da Faculdade de Educação Física e Esporte da USP, José Alberto Cortez.

Para o Dr. Dermeval Costa de Azevedo, da Cotef, clínica especializada em Ortopedia e Traumatologia, em Itabuna, antes de tratar problemas como bursites, tendinites, artroses e artrites, é importante se preocupar em prevenir. “A melhor maneira de fazer isso é com exercícios físicos de fortalecimento muscular, que ajudam a proteger tendões e articulações”, destaca. Ele explica também nos casos de atletas profissionais, que têm um tipo diferenciado de preparação e com o acompanhamento de profissionais da área de saúde, as dores e problemas nos tendões e articulações também costumam aparecer, mas por conta do excesso de treinamento, que também é perigoso e sobrecarrega os músculos.

Prevenir é melhor que remediar
Segundo o educador físico Kalysson Dias, o ideal é que toda pessoa que pratique um esporte prepare sua musculatura para essa atividade. "É muito comum que uma pessoa que pratica esportes esporadicamente sofra algum tipo de lesão, já que não há uma preparação prévia para receber o impacto. No entanto, são vários os fatores que atuam na prevenção das lesões", explica.

De acordo com os especialistas, o trabalho de alongamento e o desenvolvimento do poder cardiovascular também fazem a diferença na hora de praticar esportes com saúde. "Os exercícios de liberação miofacial, muito comuns no treinamento funcional, servem para ativar e alongar a musculatura, deixando o corpo mais preparado para a atividade", complementa Kalysson.

Antes de começar a praticar um esporte ou qualquer tipo de atividade física regular é recomendável a realização de exames médicos. O procedimento serve para detectar problemas que possam limitar, ou mesmo contraindicar, a realização de determinados exercícios e ajuda o indivíduo a selecionar o tipo de esporte que melhor se adapta às suas necessidades e gosto pessoal. Para pessoas com mais de 30 anos ou para as que levam uma vida sedentária, os exames médicos prévios são indispensáveis.

Nenhum comentário: