quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Prefeito de Itabuna determina aos secretários agilidade nas respostas à sociedade

Em reunião, no último sábado (1º), com o primeiro escalão do seu governo, o prefeito Claudevane Leite foi enfático ao afirmar que a administração tem todas as condições para avançar já a partir deste mês e estabeleceu prazo para o cumprimento das metas passadas a secretários e dirigentes de fundações e da Emasa. Dentre elas, destaque para a Saúde, reafirmada como a maior e principal prioridade do governo. Vane convocou as demais secretarias a darem mais apoio ao setor da Saúde, para que as demandas da população sejam respondidas e os problemas enfrentados, principalmente, pela atenção básica, sejam resolvidos.

O prefeito deu um prazo até o mês de abril para que os resultados apareçam, com as unidades reabertas e funcionando com profissionais, medicamentos e regularização da marcação de consultas e exames. “Encontramos uma situação de calamidade na saúde, incluindo desvio de finalidade nas aplicação de recursos que eram para reforma das unidades, mas essa parte já enfrentamos, agora é tempo de dar respostas e é isso o que eu exijo da minha equipe”, afirmou Vane, que também pediu ao grupo envolvimento no esforço da Secretaria de Saúde para evitar uma epidemia de dengue na cidade.

MAIS FRENTES DE SERVIÇO NOS BAIRROS

A saúde, considerando a necessidade de agilizar as reformas e colocar as unidades em funcionamento, e o combate à dengue, com ações que ajudem a evitar uma epidemia da doença, é a prioridade absoluta, isso, no entanto, sem prejuízo ou atrasos nas ações das demais áreas, como a infraestrutura, que também passa a ganhar mais força a partir deste mês.

O estado da pavimentação das ruas e avenidas, agravado pelo período mais chuvoso dos últimos dez anos, já consumiu mais de 1800 toneladas de asfalto usadas em serviços de tapa-buracos. Com a chegada do verão, as condições tornam-se mais propícias ao trabalho, que vai receber o reforço de mais uma equipe, que atuará em pavimentação e recuperação de vias.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano mantém frentes serviços em várias partes da cidade. Máquinas e equipes da Sedur atuam para atender a demandas da população, acumuladas depois de anos de abandono dos bairros. Empresas contratadas já executam serviços em bairros como Califórnia, Nova Califórnia, São Roque, Daniel Gomes, São Lourenço e constroem equipamentos, como o Centro de Artes e Esportes Unificado, o CEU, na Urbis IV, o Banco de Alimentos, em Nova Ferradas, todos com recursos federais e contrapartida do Município, e ainda neste trimestre deverão ser iniciadas a construção de três creches nos bairros Vila Anália, São Pedro e Santa Inês.

MAIOR INTEGRAÇÃO

Vane também determinou a criação de um núcleo de projetos, que será coordenado, em conjunto, pelos secretários do Planejamento, Wenceslau Júnior e da Agricultura, Lanns Almeida Filho. O Núcleo de Planejamento e Desenvolvimento Estratégico oferecerá apoio técnico às demais secretarias e se encarregará da elaboração dos projetos estruturantes que a administração apresentará à sociedade no decorrer deste semestre.

O prefeito explicou que a criação do núcleo visa estimular ainda mais a integração entre as secretarias, como forma de dinamizar a gestão e incorporar, tratar e dar formato aos projetos que serão cadastrados no Governo Federal, na busca de recursos financeiros para realizar as modificações e melhorias que a população exige para a cidade. Caberá ao núcleo, ainda, avaliar a situação de projetos já existentes, atualizá-los e acompanhar sua tramitação nos diversos órgãos estaduais e federais.

INVESTIMENTO EM ESCOLAS 

Todas as áreas terão que apresentar resultados no prazo determinado pelo prefeito. Vane quer que a área social se firme como uma das marcas da administração e para isso sinalizou tempo. “Somos um município com muitas demandas sociais, com um grande contingente de pessoas vivendo com dificuldade, na pobreza ou próximo da miséria e isso não é suportável. Vamos fazer tudo para dar respostas nessa área, e isso sem perder mais tempo”, afirmou o prefeito, incluindo entre as prioridades o funcionamento do novo restaurante popular, no bairro de Fátima, o centro de acolhimento à população de rua e melhorias na atenção oferecida pelo CRAS e pelo CREAS.

Vane também colocou como meta da administração a contínua melhoria da atenção ao estudante, com investimentos na requalificação dos espaços escolares, garantia de merenda de qualidade e, quanto antes melhor, a modificação no sistema de avaliação dos estudantes. O prefeito pediu à Secretaria de Educação estudos sobre a mudança do sistema de ciclos, retornando a exigência de avaliação periódica para aprovação dos alunos.

Neste tempo, a Prefeitura vem realizando reformas nas escolas. Até agora, entre pequenas melhorias a ampliações, já foram contempladas 30 escolas, incluindo as escolas Roberto Santos (Jardim Primavera), Maria Pinheiro (Maria Pinheiro), Henrique Dias (Conceição), Sementeira, antiga Norma Vídero (Fátima), 28 de Julho (antiga Ubaldo Dantas) Califórnia e o CEPEI.

As cinco mais recentes, Genival Correia de Almeida (Parque Boa Vista), Ana Francisca de Assis (Ferradas) e Henrique Dias (Conceição), Escola Comunitária Juca Leão (Manoel Leão) e Vila Anália (CSU) serão entregues antes do início do ano letivo. As próximas escolas que passarão por reformas são Raimundo Jerônimo (Santa Clara), Flavio Simões (Califórnia), Margarida Pereira (Maria Pinheiro), Ewerton Chalup (Zizo), Pedro Lemos e Creche Esther Gomes (Lomanto Júnior), cujas obras estão previstas para começar esta semana.

Nenhum comentário: