quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Programa de estímulo à Ciência será ampliado nas escolas de Itabuna

A Secretaria da Educação de Itabuna está renovando parceria com Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para a ampliação do programa “ABC na Educação Científica – Mão na Massa”, mantido pela instituição e cujo objetivo é estimular o interesse pela Ciência nas crianças do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino. 

            A implantação do "Mão na Massa” em todas as escolas municipais é uma das primeiras ações da Secretaria da Educação este ano, visando tornar realidade a prática da ciência investigativa entre os alunos das séries iniciais. O programa tem como objetivo maior a apropriação progressiva de conceitos científicos e de aptidões pelos alunos, além da consolidação da expressão escrita e oral.

            Originado nas políticas de educação francesa, o programa "Mão na Massa" (La main a la patê) desenvolve uma pedagogia de materialização do estudo da Ciência a partir da prática experimental, partindo do que é vivenciado pelas crianças em casa e na escola. As escolas que aderirem ao Programa receberão kits de experimentos enviados pelo Centro de Divulgação de Ciência e Cultura da Universidade de São Paulo (CDCC/USP), responsável pelo acompanhamento do Mão na Massa no Brasil. 

As ações do projeto requerem formação, gestão material, deliberações administrativas, acompanhamento wiki, orientações aos experimentos e avaliação. Nas escolas onde funcionam o projeto, são realizados encontros quinzenais de formação continuada e organização dos espaços para a realização das oficinas (viabilidade dos experimentos e contextualização, produção e confecção de recursos materiais de forma artesanal).

            De acordo com a secretária da Educação, Dinalva Melo, cada criança é incentivada a registrar no formato relatório as suas experiências e anotações próprias, cada momento do trabalho, considerações pessoais e do seu grupo de trabalho e da sala toda. Nos estudos e materialização pedagógica do módulo “Flutua ou Afunda”, por exemplo, é trabalhada a influência dos seguintes fatores: forma e massa do objeto, da água, da quantidade de água e de líquidos diferentes

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