O
posto de saúde do Bairro Ilhéus II, que está em processo de reforma de suas
instalações, foi invadido, na manhã desta terça-feira, dia 8, após ter uma
porta lateral arrombada. Segundo a funcionária Idalzina Correia não é a
primeira vez que marginais invadem o local para praticar atos de roubo e
vandalismo. “Eles entram aqui roubam cola, quebram as cadeiras e dessa vez
tentaram até tocar fogo, além de terem sujado várias paredes”, informou. Ao ser
informado do caso, o prefeito Jabes Ribeiro lamentou os prejuízos sofridos e
observou que isto é mais grave em razão das sérias dificuldades que o município
já atravessa, uma vez que o ato de vandalismo vai provocar um atraso na
reabertura do posto, que estava programada para a próxima segunda-feira, dia
14.
O
arrombamento foi descoberto por vizinhos, que após ouvir barulho no interior do
prédio, ligaram para a funcionária que quando chegou ao local afirmou ter ouvido
vozes, e logo trancou o portão por onde supostamente o acusado teria entrado,
mas este conseguiu fugir pelo telhado. Idalzina, então, telefonou para a
Polícia Militar que, ao chegar, conseguiu prender um homem, que confessou a
ação criminosa, entretanto há indícios que ele não teria agido sozinho.
Diversos equipamentos foram
danificados pela ação criminosa, além de vários objetos terem sido encontrados
jogados no chão a exemplo de balanças, frascos de álcool e de medicamentos.
Ainda foi colocado fogo em alguns papéis, mas a funcionária chegou antes que o
fogo se alastrasse.
O
posto de Saúde Ilhéus II faz parte do grupo de unidades que entrou em reforma
durante a gestão anterior e que teve seus serviços de recuperação reiniciados
pela atual administração, depois de resolver as pendências deixadas junto ao
SUS e à empresa construtora responsável pela obra. De acordo com o secretário
de Saúde, AntonioOcké, exatamente nesta terça-feira, uma equipe foi ao posto
para levantar as necessidades de material para permitir que a unidade voltasse
a funcionar na próxima segunda-feira, o que será adiado em razão dos estragos
provocados pelos vândalos. A expectativa é que o posto possa ser reaberto até o
final do mês, mas a nova data dependerá de um exame mais
apurado para se verificar a extensão dos danos.

Nenhum comentário:
Postar um comentário