Uma campanha publicitária da ONG Rio Eu Amo Eu Cuido vem
irritando os cariocas nos últimos dias. Tudo porque os cartazes chamam a
bituca (ou guimba do cigarro) de bunda. "Bunda caída: eu acho caído",
diz um cartaz. "Bunda de cigarro é lixo", diz outra. A coordenadora do
movimento, Ana Lycia Gayoso, disse ao Terra que a
intenção da campanha é mudar o comportamento de cerca de 6,5 milhões de
pessoas que, segundo ela, às vezes não jogam lixo no chão, mas não
consideram o fim do cigarro como lixo.
"Quando nos propusemos a fazer uma campanha contra a
guimba, bituca, bunda, ponta do cigarro queríamos chamar atenção para
algo que passa despercebido como lixo pela maior parcela da população. E
decidimos usar o termo 'bunda' justamente para gerar um auê e chamar a
atenção e criar um jargão novo", afirmou.
Mas a boa intenção causou mais revolta do que
conscientização. Na página da ONG no Facebook os comentários,
principalmente de mulheres, contra a campanha são maioria. Várias acusam
a ONG de sexista. Em um dos cartazes da campanha, a garota-propaganda é
a modelo Andressa Soares, a Mulher Melancia. E foi aí, segundo Ana
Lycia, que a coisa saiu do controle. "Tanto homem quanto mulher têm
bunda. Não estamos falando disso, mas da bituca do cigarro que suja a
cidade, suja a areia da praia," disse.
A ONG Marcha Mundial das Mulheres fez um protesto em seu
blog contra a campanha. "Nós, mulheres e feministas da Marcha Mundial
das Mulheres queremos expressar nosso total repúdio à campanha
publicitária promovida pela organização Rio eu amo eu Cuido. Não somos
a favor da poluição do espaço público. Somos absolutamente contra a
utilização da imagem do corpo das mulheres de forma humilhante e
depreciativa para se atingir a qualquer objetivo", diz o comunicado.
A ONG Rio Eu Amo Eu Cuido se defende dizendo que não
teve intenção nenhuma de criar polêmica e nem de ser sexista. "Duas
coordenadoras da entidade são mulheres. Não queremos causar problemas
com nenhum movimento", afirmou Ana Lycia, dizendo que eles vão esperar a
poeira baixar para retomar a campanhar, e não descartou nem mesmo
deixar de usar o termo bunda. "Ficamos abismadas com a repercussão
negativa da campanha que só tem a intenção de fazer do Rio uma cidade
melhor", afirma.
Entre os internautas, a revolta contra a campanha chama a
atenção. "Quem foi o lixo de publicitário que aprovou esse lixo de
campanha", disse um internauta. Entre pedidos para que se retire a
campanha do ar e a chamam de lixo, várias mulheres protestam contra o
tom machista do material publicitário. "Vocês estão matando os cariocas
de vergonha," afirma outra. Uma internauta faz até um trocadilho. "O
machismo é que abunda", escreveu. Alguns já afirmam ter entrado com uma
reclamação no Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária
(Conar) para tentar tirar a campanha de circulação. "Estamos esperando
ser notificados pelo Conar," confirmou.

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