quinta-feira, 15 de maio de 2014

Brasileira casada com dono da Telexfree é presa ao tentar fugir dos EUA

A brasileira Katia Wanzeler, esposa de Carlos Wanzele, co-fundador da empresa Telexfree, foi presa em aeroporto dos Estados Unidos na última quarta-feira (14) enquanto tentava embarcar em um voo para sair do país,informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A justiça do país expediu mandado de prisão no nome do marido dela. Wanzeler fugiu recentemente os EUA para o Brasil e pode pegar até 20 anos de prisão se condenado. Segundo o site The Boston Globe, Katia Wanzeler foi presa por um mandado de testemunha material, quando uma pessoa cujo testemunho é um elemento necessário em uma ação judicial.
Procuradores federais estão investigando uma fraude global de bilhões de dólares que Telexfree teria sido executado. A Telexfree vende planos de minutos de telefonia pela internet e também é investigada no Brasil por suspeita de pirâmide financeira. A empresa está proibida de operar no país desde junho.
A pirâmide é ilegal porque só se mantém enquanto atrai novos investidores, já que a maior parte do dinheiro vem dos novos investidores, e não da venda em si do produto. Quando novas pessoas param de investir,  o esquema não tem como cobrir os valores já prometidos e entra em colapso. Para atrair as pessoas, a promessa é de ganhos expressivos em pouco tempo.

Nenhum comentário: