quinta-feira, 20 de junho de 2013

20 mil manifestantes foram às ruas em Salvador nesta quinta, estima SSP

Cerca de 20 mil pessoas foram às ruas nesta quinta-feira (20) em uma manifestação organizada pelo Movimento Passe Livre para pedir melhoria na qualidade do transporte público, entre outras reivindicações.  A estimativa foi divulgada no início da noite pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). 

O clima estava inicialmente tranquilo na região do Dique, mas bombas de gás lacrimogêneo começaram a ser jogadas pela polícia por volta de 16h50 para conter os manifestantes. Em resposta, foram jogadas pedras contra a polícia. Também há relatos de disparos de balas de borracha e pessoas feridos.

Os manifestantes alegam que não tentaram furar o bloqueio e que a polícia partiu para cima lançando bombas. 

Dois ônibus foram incendiados na avenida Centenário, antes do túnel Teodoro Sampaio, e na avenida Leovigildo Filgueiras, no Garcia. Os manifestantes também colocaram fogo em entulhos. 

Um homem foi preso no 5º Centro de Saúde acusado de agredir policiais militares. 

Também há registro de vandalismo na manifestação em Nazaré: um grupo pichou paredes e um ônibus e quebrou janelas de um ônibus. Diversos pontos de ônibus foram destruídos.

Manifestantes montaram uma barreira de fogo em frente à Igreja Santo Antônio para impedir o avanço da polícia no sentido Campo Grande.

Nenhum comentário: