quarta-feira, 19 de junho de 2013

Torcida burla Fifa para protestar e emociona com apoio e hino à capela

Os protestos populares que tomaram as ruas das principais cidades do País e tiveram confrontos entre policiais e manifestantes do lado de fora da Arena Castelão chegaram dentro dos estádios da Copa das Confederações. Apesar de regra feita pela Fifa, proibindo manifestações de qualquer natureza nas arenas que recebem o torneio, alguns torcedores conseguiram burlar essa "lei" e entraram com faixas na partida entre Brasil e México, em Fortaleza.

Se a equipe de Felipão recebeu apoio total dos torcedores, o mesmo não se pode dizer dos políticos brasileiros. Pedidos de mais educação, melhora na saúde e dizeres como "esse protesto não é contra a Seleção, e sim contra a corrupção" podiam ser vistos nas arquibancadas do Castelão.


De acordo com Murilo Melo, um dos torcedores que se manifestavam com faixas, os seguranças estavam fazendo vigilância mais intensa com recados em português e liberando para quem protestava com dizeres em inglês. "Tinha uma faixa que dizia: 'enfia os R$ 0,20 no SUS'. Me barraram de entrar com ela, mas deixaram com essa aqui em inglês". A faixa que permitiram no caso tinha a inscrição "Não são só os 20 centavos, mas os 69 bilhões roubados dos cofres públicos".

O lado patriota para se exigir um País melhor não ficou apenas restrito aos protestos. O amor pela Seleção Brasileira também emocionou quem estava no estádio no Ceará. A parte mais marcante foi durante o hino nacional. O sistema de som parou a melodia da canção no meio e o público  de mais de 50 mil pessoas nas arquibancadas cantou à capela até o refrão final. Alguns chegaram a cantar o hino de costas para bandeira como pediam os manifestantes do lado de fora. Porém, a iniciativa não ganhou muita adesão.


Em seguida, gritos de "sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor" vieram das arquibancadas. A atitude da torcida inflamou a equipe dentro de campo. O time entrou pressionando. Aos 2min, Marcelo chamou a torcida e foi correspondido. Aos 4min, o torcedor foi à loucura, mas o gol de Oscar acabou anulado.

Nenhum comentário: