quarta-feira, 19 de junho de 2013

Primeira reunião do Pacto por Ilhéus ocorre nesta quarta-feira

A primeira reunião do prefeito Jabes Ribeiro com os sindicatos dos servidores sindicais e os membros do chamado Conselho de Observadores para discussão do Pacto por Ilhéus, será realizada nesta quarta-feira, dia 19, às 9 horas, no salão nobre do Palácio Paranaguá. A proposta do Pacto foi lançada, semana passada, pelo prefeito, durante reunião realizada com representantes da sociedade civil organizada, após a apresentação de um diagnóstico da situação financeira do município, que apresentou um déficit mensal de cerca de R$ 1,4 milhão, nos primeiros quatro meses do ano.

Participarão do encontro vereadores, os sindicatos dos servidores públicos (Sinsepi, Sindiacs e APPI) e representantes de diversas instituições locais, a exemplo da Associação Comercial, Câmara de Dirigentes Lojistas, Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), OAB, Instituto Nossa Ilhéus, Rotary Clube, lojas maçônicas, Lions Clube Ilhéus Centro, Lions Clube Ilhéus Pontal, Lions Clube Internacional, Diocese de Ilhéus, Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (Amei), Igreja Batista Lindinopólis, Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, conselhos municipais de Saúde e de Educação, Conselho Regional de Contabilidade, lojas maçônicas, Federação das Associações de Moradores de Ilhéus e Associação dos Moradores do São Miguel, entre outras.

Saída – Segundo o prefeito, o Pacto por Ilhéus significa a única saída para compatibilizar a capacidade financeira do município com as demandas sociais e de custeio da máquina administrativa. Além da vertiginosa queda na arrecadação do ICMS e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a prefeitura está tendo que pagar salários atrasados da administração anterior, quitar grandes dívidas com o Governo Federal em virtude dos bloqueios judiciais ocorridos no ano passado, que prejudicam até hoje o andamento dos projetos sociais no município.

A finalidade do Pacto por Ilhéus é discutir e definir alternativas para o equilíbrio financeiro do município visando o atendimento às demandas prioritárias da população, e o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a folha de pagamento de pessoal da Prefeitura encontra-se acima do permitido por lei. Em dezembro representava 74% da receita municipal. Com as medidas adotadas a partir de janeiro, considerando dados do mês de abril, hoje ela atinge 65%, ainda além do percentual máximo de 54%, conforme a LRF.

Nenhum comentário: