quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fotógrafos do Terra são feridos em protesto no Rio

Os fotógrafos do Terra Daniel Ramalho e Mauro Pimentel ficaram feridos durante confronto entre manifestantes e policiais no Rio de Janeiro. Daniel foi atingido no braço por um tiro de bala de borracha e Mauro feriu o pé com uma bomba. Ambos precisaram abandonar a cobertura dos protestos em função dos ferimentos.

A confusão começou depois que um grupo de manifestantes tentou entrar no prédio da prefeitura do Rio. A Tropa de Choque da Polícia Militar utilizou bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão que se postava em frente ao prédio do Executivo municipal.

Na fuga da Presidente Vargas, um grupo de 50 pessoas acabou ficando encurralado em frente à sede do Batalhão de Choque, na rua Salvador de Sá. Com as mãos para o alto, os manifestantes pediam para que o Choque parasse de agir. Alguns policiais jogaram spray de pimenta de cima de suas motocicletas em quem caminhava pela rua.

Um PM do posto se dirigiu aos policiais do Choque e "negociou" que a tropa não agisse para cima do grupo. O Choque recuou, e o PM foi aplaudido pelos manifestantes. "Vocês podem ficar aqui, desde que não haja violência. Sei que vocês são trabalhadores, e eu também sou", afirmou o PM identificado como sargento Alves.

Manifestantes fizeram várias fogueiras na avenida Presidente Vargas. Enquanto PMs atiravam bombas de gás, o grupo se protegia utilizando pedaços de madeira como escudo. A polícia montou um bloqueio que cercou os manifestantes. Parte deles seguiu em direção à Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e a maioria para a Cinelândia, onde ocorreu novo confronto.

Uma barreira do Batalhão de Choque que estava no Maracanã se deslocou do local para reforçar a segurança nas imediações da avenida Presidente Vargas. Após a dispersão, boa parte dos manifestantes começou a marchar em direção ao estádio, que fica a cerca de 1,5 quilômetro da prefeitura, mas retornou diante do bloqueio policial. 

No início do protesto, a PM estimou em 300 mil o número de pessoas nas ruas. Segundo os manifestantes, o número deve chegar a 1 milhão.

Carro do SBT é incendiado e cabine da PM é depredada
Um carro do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi incendiado em frente à estação Presidente Vargas do metrô. O veículo estava estacionado e ninguém se feriu. Manifestantes também depredaram uma cabine da PM localizada na região central do Rio.

Nenhum comentário: