quinta-feira, 20 de junho de 2013

Manifestantes tentam invadir prefeitura de Belém; 29 são detidos

Manifestantes tentaram invadir a prefeitura de Belém durante manifestação na noite desta quinta-feira. Várias pessoas ficaram feridas - uma delas, um guarda municipal, foi atingido por uma pedrada. Foram detidas 29 pessoas. Por volta das 21h30, ainda havia ativistas no local, mas o movimento diminuiu.

O guarda municipal conhecido como Chagas foi atingido com uma pedra no rosto por volta das 18h30. Quando o prefeito Zenaldo Coutinho receberia uma comissão do protesto, várias pessoas atiraram pedras em direção à prefeitura. A polícia respondeu com bombas de gás lacrimogêneo para dispersar a multidão, que logo voltou a se aglomerar em frente à sede da prefeitura.

A confusão fez o prefeito cancelar o encontro e ir embora. Mesmo assim, muita gente continuou no local. A polícia calculou em 15 mil o número de pessoas que participaram; o movimento afirma terem sido 25 mil.
Um grupo mais radical, composto por dezenas de pessoas, se juntou em frente ao acesso principal do prédio, ameaçando invadir, enquanto milhares de pessoas acompanhavam. A tensão durou vários minutos até que policiais decidiram começar a dispersar a multidão mais uma vez.

A princípio, foi disparado spray de pimenta, mas, logo em seguida, houve mais gás lacrimogêneo e correria. A cada reação da polícia, manifestantes gritavam "sem violência!". Assim que o efeito do gás diminuía, os mais exaltados voltavam à frente da prefeitura e a polícia jogava mais bombas de efeito moral. Isso se repetiu por pelo menos meia hora, até que a movimentação diminuiu.

Nenhum comentário: