quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Abrigo Renascer promove palestra sobre acolhimento de crianças

A instituição de Acolhimento Renascer promove nesta sexta-feira, dia 27, no Abrigo São Francisco de Paula, a partir das 08h30, uma palestra às famílias ilheenses, explicando como participar do projeto Família Afetiva. O objetivo da atividade é informar sobre os procedimentos necessários para que voluntários possam passar um fim de semana com as crianças atendidas pelo abrigo.
Psicólogos, assistentes sociais e equipes de prevenção á AIDS ministrarão palestras e promoverão bate-papo para tirar as dúvidas das pessoas interessadas em participar do projeto. Estima-se que cerca de 40 famílias compareçam ao encontro.
O projeto Família Afetiva tem como finalidade conscientizar os cidadãos quanto à importância da reintegração social, reconstrução de laços afetivos e reestruturação psicológica dos menores.
Como participar - Para passar o fim de semana com a criança é preciso ser maior de 21 anos e, além disso, é preciso que haja uma diferença de idade mínima de 16 anos entre o voluntário e o acolhido. Outra determinação é que o colaborador participe das oficinas e reuniões com a equipe técnica do projeto, bem como, deve passar por uma avaliação psicossocial. Também é exigida a participação de um familiar nas oficinas de esclarecimento.
O interessado deve apresentar documentos de identificação (RG e CPF), antecedentes criminais e comprovante de residência. Ainda será realizada visita técnica na casa do voluntário para identificação e análise das condições de moradia. É importante ressaltar que não há restrição sobre o estado civil dos participantes e que o projeto Família Afetiva não se configura em adotantes, guarda ou tutela. Mais informações na própria instituição (Avenida Princesa Isabel, nº 1554) ou pelo telefone número (73) 3231-8510.
 Histórico - Criado em 2001, o Abrigo Renascer atende crianças de zero a 11 anos que estão em situação de risco previamente determinado pelo juiz da Vara da Infância e Juventude e obedece todas as regras e preceitos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nenhum comentário: