sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Secretaria da Agricultura de Itabuna firma parceria com a UESC

O Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna firmou na quinta-feira, 19, uma parceria com a Empresa Júnior de Agropecuária do Sul da Bahia (EJASUL), da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). A medida possibilitará que alunos dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da UESC participem do Projeto Capacitando no Campo, que tem como objetivo orientar agricultores familiares no passo a passo do plantio até a colheita. 

A Diretora do Departamento de Agricultura Familiar da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Juliana Cattay, diz que a ideia é que cada técnico do Projeto se responsabilize pela orientação de um determinado grupo de alunos, que apadrinharão um agricultor familiar. Ela afirma que para os alunos essa será uma oportunidade de poder ir a campo desenvolver os temas aprendidos em sala de aula, além de levar um retorno à comunidade.  

A parceria começará a ser colocada em prática a partir do dia 7 de outubro em uma reunião na Associação Grapiúna de Agricultura Familiar (AGRAFAM), na sede do projeto agrícola localizada na estrada de Mutuns. Na ocasião, os alunos que participarão do projeto, acompanhados pelo coordenador da EJASUL, Maurício Moreau, serão apresentados aos agricultores quando já será feito o apadrinhamento. A primeira ida desses alunos a campo será dia 24 daquele mês. No convênio, os alunos do curso de Medicina Veterinária também poderão ter aulas práticas e entrar em contato com animais no Parque de Exposição de Itabuna. 

O Projeto Capacitando no Campo teve início na atual gestão municipal, já tendo visitado os horteiros de Nova Ferradas e Morumbi. Estão previstas visitas às comunidades da Roça do Povo e Bela Flor nos próximos dias. Os mutirões acontecem a cada 15 dias e vem instruindo agricultores sobre a preparação do solo, escolha das áreas e plantio adequados, focando a horticultura. 

Nenhum comentário: